
A Coreia do Norte realizou o que se presume ser seu quarto teste de mísseis do ano nesta segunda-feira, 17, ao disparar um projétil no oceano na costa leste da península coreana, de acordo com o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul.
Os “mísseis balísticos de curto alcance” foram lançados de um aeroporto perto de Pyongyang nesta segunda-feira pouco antes das 09h00 (21h00 de domingo no horário de Brasília), e percorreram 380 km a uma altitude de 42 km, de acordo com o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul.
O gabinete do primeiro-ministro japonês revelou em um tweet que a Coreia do Norte lançou um “possível míssil balístico”.
Esses novos lançamentos ocorrem em um momento delicado para a região, com eleições presidenciais marcadas para março na Coreia do Sul, enquanto a China, único grande aliado da Coreia do Norte, se prepara para sediar os Jogos Olímpicos de Inverno no próximo mês.
O suposto teste dessa segunda segue dois na semana passada e um na semana anterior, enquanto Pyongyang continua a desenvolver um programa de mísseis.
A Coreia do Norte afirmou ter um míssil hipersônico testado com sucesso nos dias 5 e 11 de janeiro, de acordo com a agência estatal de notícias central coreana.
Pyongyang também testou dois supostos mísseis balísticos de curto alcance de um vagão em 14 de janeiro.
Em um comunicado recente divulgado pela KCNA, um porta-voz defendeu o direito do país de reforçar suas armas, dizendo que seu “desenvolvimento recente de um novo tipo de arma era apenas parte de seus esforços para modernizar sua capacidade de defesa nacional”.
Com informações da CNN Brasil