Início » CORONAVAC DEVE SER RESTRITO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 5 A 18 ANOS, ANUNCIA MINISTÉRIO DA SAÚDE

CORONAVAC DEVE SER RESTRITO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 5 A 18 ANOS, ANUNCIA MINISTÉRIO DA SAÚDE

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: ANTONIO MOLINA/FOLHAPRESS

Com o fim da emergência sanitária, o uso da vacina Coronavac contra a Covid-19 deve ser restrito a crianças e adolescentes de 5 a 18 anos. A mudança foi anunciada na manhã desta segunda-feira, 18, pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em entrevista em Brasília.

O Ministério da Saúde fez o pedido para que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorize por mais um ano para esse público o uso emergencial da Coronavac, vacina da farmacêutica chinesa Sinovac produzida no Brasil em parceria com o Instituto Butantan, mesmo com o fim da emergência sanitária em saúde.

A pasta não incluiu no pedido o esquema primário em adultos. A agência reguladora ainda precisa aprovar essa solicitação.

Segundo Queiroga, a portaria com essa mudança será publicada até quarta-feira, 20, e terá um prazo de 30 dias para entrar em vigor.

“Ainda não se conseguiu colecionar evidências científicas suficientes para que esse imunizante [Coronavac] tivesse o registro definitivo. Para o esquema vacinal em adultos esse imunizante, eu penso e é um consenso em países que tem agências regulatórias do porte da Anvisa, ele não é usado para o esquema vacinal primário. Ele é usado para o esquema vacinal primário no Brasil para a faixa etária compreendida entre 5 a 18 anos”, disse o ministro.

Com informações da Folha de S. Paulo


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *