A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) emitiu nesta sexta-feira (15) uma nota informativa em que orienta os municípios potiguares a realizarem antecipação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em idosos e profissionais de saúde.
A atitude foi tomada em decisão conjunta com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems/RN) e a Câmara Técnica das Vacinas, após alguns municípios sinalizarem a iminência da perda de doses da Pfizer por prazo de validade após o descongelamento, em decorrência da baixa procura
A antecipação da D3 ocorrerá exclusivamente com a vacina da Pfizer e deve ser administrada em idosos com 60 anos ou mais e em trabalhadoras e trabalhadores da saúde no prazo de 5 (cinco) meses após aplicação da segunda dose ou dose única, ou seja, após a completude do esquema vacinal.
“Chegamos a conclusão que temos um quantitativo de doses da vacina da Pfizer junto aos municípios, descongeladas há mais de 20 dias, que devem ser aplicadas de forma imediata, considerando o intervalo de vencimento de 31 dias. Então, decidimos, em parceria com os municípios, antecipar a terceira dose”, informou a coordenadora em Vigilância em Saúde da Sesap, Kelly Lima.
A pasta distribuiu, na manhã desta sexta (15), pouco mais de 97 mil doses de vacina contra o coronavírus, dando continuidade a Campanha Estadual de Vacinação.
São 60.756 doses da Pfizer, das quais 10.002 doses destinadas para adolescentes entre 12 e 17 anos com ou sem comorbidades e 50.754 doses para aplicação da D2 nas pessoas acima dos 18 anos. Mais 36.230 doses da Coronavac também foram direcionadas para população adulta do RN.