Liderança do deputado do PSDB é ameaçada com derrotas no pleito de 2022, em que seus opositores saem fortalecidos

Deputado estadual reeleito para um novo mandato, Tomba Farias viu sua liderança ser posta à prova em sua terra natal, Santa Cruz, cidade onde ele e a esposa administraram. Com estilo ‘mão de ferro’, Tomba sofreu uma grande derrota no pleito do último domingo, ao ver todos os seus candidatos derrotados.
Ferrenho crítico da governadora Fátima Bezerra, Tomba Farias não evitou a vitória de Fátima em seu principal reduto eleitoral. A apuração mostrou que a governadora obteve 63% dos votos de Santa Cruz, para apenas 23% destinados ao candidato de Tomba, Fábio Dantas. A maioria de Fátima foi de 7.344 votos.
Para a presidência da República, a derrota do candidato de Tomba também foi arrasadora. Em Santa Cruz, Tomba fez campanha para o presidente Jair Bolsonaro. Porém, Lula obteve 67% dos votos do município, contra apenas 27% para o candidato do deputado do PSDB. A maioria de Lula foi de 8.324 votos.
A terceira derrota de Tomba foi na eleição para o Senado. Apoiador do ex-ministro Rogério Marinho, Tomba não teve liderança para conquistar a vitória em sua terra. O candidato adversário do parlamentar, ex-prefeito Carlos Eduardo, foi vitorioso na terra de Santa Rita de Cássia. Nesse caso, a disputa foi apertada. Carlos Eduardo obteve 39% dos votos e Rogério ficou com 38%, uma pequena maioria de apenas 43 votos para o candidato do PDT.
Três candidatos apoiados e três derrotas contabilizadas em sua terra natal. Esse é o saldo político-eleitoral do deputado Tomba Farias no pleito de 2022.