
A proposta de implantar o Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX-RN), em Macaíba, região metropolitana de Natal, vem desde 2013. A coordenadora do PAX, professora e ex-reitora Ângela Paiva, lembrou que o projeto envolve prefeituras e várias instituições e conta com o apoio do governo do estado.
Agora, o Parque Tecnológico em desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), poderá receber o apoio da Assembleia Legislativa do RN (ALRN). A sugestão partiu do deputado estadual Getúlio Rêgo (DEM), com reforço de seu colega Hermano Morais (PSB), em pronunciamentos feitos em plenário na última quarta-feira, 17. Ambos saíram em defesa da apresentação de uma emenda coletiva da Casa, em nome de todos os parlamentares, a favor do equipamento que está sendo instalado em Macaíba.
“Esse será um importante instrumento de promoção das novas tecnologias a serviço da sociedade. Solicito atenção para esta iniciativa e que todos nós devemos abraçar por meio de uma emenda coletiva, que não se transforme em instrumento político, não possa ser postergado em função de questões menores por envolver membros da oposição”, ressaltou o deputado democrata.
Para o deputado Getúlio Rego, é preciso afastar dessa iniciativa qualquer disputa política partidária ou ideológica. “Acima disso estão os interesses da sociedade potiguar em apoio a um instrumento de geração de saber, de preparo e de avanço na educação”. O parlamentar, que foi procurado pela ex-reitora Ângela Paiva, coordenadora do PAX, sugeriu uma emenda coletiva no valor de R$ 4 milhões.
Na ocasião, o deputado Hermano Morais se pronunciou a favor da proposta e disse que “Conhecemos a realidade e a necessidade de fazer mais investimentos em ciência e tecnologia. Acho mais do que justo que esta Casa possa se unir acima das questões político partidárias e ideológicas a favor de grande projeto que esse centro de tecnologia que está sendo implantado e precisa de recursos para se consolidar”.