Início » DESONERAÇÃO E GESTÃO AMBIENTAL DEVERÃO SER TEMAS DO RN CIDADES

DESONERAÇÃO E GESTÃO AMBIENTAL DEVERÃO SER TEMAS DO RN CIDADES

  • por
Compartilhe esse post

A 2ª edição do RN Cidades – Feira dos Municípios Potiguares, realizada pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), tem início nesta quarta-feira (07), até o dia 10 de maio, no Centro de Convenções de Natal, e se propõe a ser “um pilar essencial para os municípios do Rio Grande do Norte”. De acordo com a organização do evento, “a intenção do encontro é fortalecer os alicerces políticos, administrativos, institucionais e de networking, para desenvolvimento e aprimoramento coletivo”.

A prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida (PSD), município do Alto Oeste Potiguar, diz ser “incrível a chance de conexão, troca de figurinhas e aprendizados mútuos a partir dos cases em municípios de diferentes regiões do Estado”.

Para ela, as dificuldades também poderão ser levadas à discussão. No município gerido por ela, há uma preocupação com a gestão ambiental, que precisa ser debatida.

“Apesar de todos os temas serem pertinentes, a responsabilidade ambiental é algo que temos como uma das prioridades latentes em nossa gestão. A partir da nossa experiência – em processo – de fechamento de um lixão a céu aberto, criação de associação de catadores, construção de um galpão e triagem e implantação de coleta seletiva, estamos avançando nessa importante política pública em Pau dos Ferros e acreditamos ser uma oportunidade ímpar de levar a mais municípios e também receber contribuições para o aprimoramento do nosso trabalho”, afirma.

Já para o presidente da Associação dos Municípios do Oeste Potiguar (Amop), Rivelino Câmara, o tema da desoneração dos municípios deverá ser um ponto comum entre as cidades no evento.

“Importante esse evento aí ser nesse momento de mais dificuldades por que os municípios passam, como, por exemplo, a derrubada pelo Supremo da Lei da Desoneração, que estava dando uma ajuda grandiosa aos municípios e com isso agora traz um grande prejuízo. O município estava pagando 8% e agora voltam a pagar 20%. Então um encontro como esse reúne todo mundo para fortalecer essas discussões e fortalecer o movimento municipalista”, afirma Rivelino.

De acordo com a organização, mais de 30 autoridades de todo o Brasil têm presença confirmada, incluindo o Secretário Nacional de Assistência Social, André Quintão, abordando os desafios da atualidade, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, secretários de Estado, presidentes de federações e associações municipais de todo o Brasil, além de prefeitos de todo o Estado.

“Estamos trabalhando incansavelmente para que o 2º RN Cidades seja um marco na história do municipalismo no Rio Grande do Norte. A presença de tantas autoridades e especialistas no evento é uma prova do seu potencial transformador. Estamos confiantes de que as discussões e parcerias estabelecidas aqui trarão benefícios duradouros para os municípios do nosso Estado e para o Brasil como um todo”, diz Luciano Santos, presidente da Femurn.

A expectativa é receber cerca de duas mil pessoas, em diversas atividades, incluindo palestras e Arenas, direcionadas à capacitação de gestores e servidores públicos. Com mais de 50 palestras e painéis programados, divididos entre mais de 100 palestrantes de todo o Brasil, o 2º RN Cidades abordará gestão pública eficiente, inovação tecnológica nas cidades, sustentabilidade, saúde e educação. Utilização dos recursos da saúde e prestação de contas, arrecadação municipal, nova lei de licitações, financiamento SUAS e Pacto Federativo estão entre as palestras. Haverá a instalação de mais de 50 stands dos municípios e instituições potiguares.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *