Áudios atribuídos a facções criminosas ocorreram no mesmo dia de lançamento da campanha de Lula ao 2º turno
Os sentimentos de apreensão e medo se espalharam, mais uma vez, pela população do Rio Grande do Norte, após áudios creditados a pessoas supostamente ligadas a facções criminosas circularem em grupos de mensagem, nesta quinta-feira (6). Os conteúdos dos áudios são preocupantes e, em um deles, um homem ameaça reunir integrantes da facção para cometer uma série de assaltos em diversos locais no Rio Grande do Norte. Neste, ele afirma: “Nós vamos dar trabalho ao Estado. Não é isso que eles querem? Acabar com a facção criminosa? Então nós vamos acabar com o Estado”, ameaça o bandido.
Em resposta aos áudios, o deputado estadual eleito Wendel Lagartixa (PL), apontado por muitos como o pivô das supostas ameaças, desafiou os possíveis criminosos através de um vídeo publicado em suas redes sociais. Neste, Lagartixa diz que está pronto para enfrentar todas as facções, não importa de onde elas sejam originárias, e chama os criminosos para virem ao RN, para ele e seu amigo, o deputado federal Sargento Gonçalves (PL), os receberem.
“Pode vir para cima, galera. Pode juntar as facções do Brasil inteiro. Se você acha que aqui não tem homem, a gente vai mostrar para você que aqui tem homem. Venha para cima, sabendo que você não vai voltar para sua cidade não. Vocês vão ficar aqui em Natal mesmo, daquele jeito e naquele modelo, se a justiça não agir”, afirmou Wendel Lagartixa.
Com a tensão causada pelos áudios, também surgiram dezenas de boatos pelo Estado, sobretudo em Natal, onde a população passou o dia aterrorizada com a possibilidade de um ataque criminoso. Um exemplo ocorreu na Paróquia de Santos Reis, na Zona Leste. No local, o pároco Francisco (identificado apenas pelo nome por questões de preservação) decidiu não realizar a missa que estava programada para a tarde de quinta (6), pois acreditou na notícia falsa de que ocorreu uma série de assaltos no bairro. Algumas escolas suspenderam as aulas ainda no meio da tarde e o Instituto Federal (IFRN) suspendeu as aulas da noite, por precaução.
Outro boato que trouxe medo aos natalenses foi o de um suposto arrastão na parada de ônibus do Natal Shopping, na Zona Sul, no meio da tarde. A fake news ocorreu ao mesmo tempo em que um suposto ataque aos prédios dos setores 3 e 5 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi espalhado em grupos de whataspp, causando rebuliço e temor entre estudantes, servidores e pais de alunos. A reportagem do Diário do RN esteve no primeiro ponto citado, mas as pessoas presentes afirmaram que não houve nada.
Os áudios com ameaças de ataques criminosos e a resposta do deputado eleito Lagartixa foram amplamente divulgados, coincidentemente, no mesmo dia do lançamento da campanha ao segundo turno do ex-presidente Lula (PT) no Estado. O lançamento da “Frente Ampla Brasil da Esperança” ocorreu na Praça da Árvore de Mirassol, um dos pontos citados nos boatos e, conforme suspeitas levantadas nos bastidores da política potiguar, o terror desta quinta-feira seria uma forma de esvaziar o evento.
CRIMES REGISTRADOS
Ainda que a veracidade dos áudios não tenha sido comprovada pelas forças de segurança do RN, crimes foram registrados durante todo o dia, na Grande Natal. No início da tarde, o empresário Jean-Pierre Roumilhac, 73 anos, foi morto em um latrocínio (roubo seguido de morte). O crime aconteceu na Rua São João, próximo à Avenida Alexandrino de Alencar, no bairro Lagoa Seca, Zona Leste.
Após atirarem, os criminosos fugiram levando um carro da vítima, dono de um hotel na praia da Pipa, em Tibau do Sul. Segundo a Polícia Militar, duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas ao local e os paramédicos tentaram reanimar o homem baleado, sem sucesso.
Em São Gonçalo do Amarante, criminosos desviaram um transporte alternativo de sua rota e realizaram um arrastão, na BR-101 Norte. Até o fechamento desta edição, três viaturas da Polícia Militar estavam realizando diligências na região do bairro de Nossa Senhora da Apresentação, provável destino dos bandidos, que não foram capturados até o início da noite. A Polícia Civil acompanhará o caso e já iniciou as investigações.
Em Macau, foram registrados três assaltos simultâneos, nos bairros Porto de São Pedro, Ilha de Santana e no Centro.
GOVERNO EMITE NOTA
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) aconselhou a população a não compartilhar os áudios.
“Não compartilhe informações não confirmadas em redes sociais. Ainda que boatos espalhados não tenham respaldo na realidade das ocorrências verificadas, todas as medidas preventivas já foram adotadas para garantir a paz e a segurança da população”.