Início » EM SUA 60ª EDIÇÃO, FESTA DO BOI DEVE RECEBER MEIO MILHÃO DE VISITANTES

EM SUA 60ª EDIÇÃO, FESTA DO BOI DEVE RECEBER MEIO MILHÃO DE VISITANTES

  • por
Compartilhe esse post

Para o evento, que será entre os dias 8 e 15 de outubro, Parque Aristófanes Fernandes passou por melhorias estruturais

Foto: Adriano Abreu

Reconhecida como a maior festa do público agropecuário em todo Nordeste, a Festa do Boi comemora 60 anos de história em 2022. O evento, que será realizada entre os dias 8 e 15 de outubro, contará com leilões, gastronomia, shows e outras atrações, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, fruto da parceria entre a Associação Norte-Rio Grandense de Criadores (Anorc) e o Governo do RN.

A Festa é fundamental para o movimento da agropecuária e outros segmentos do campo potiguar. O presidente da Anorc, Marcelo Passos, falou sobre a expectativa para os diferentes setores da agropecuária que estarão na exposição. Para ele, as chuvas do inverno potiguar e o fim do período pandêmico de Covid-19 fortaleceram os diferentes segmentos e contribuem para o sentimento de otimismo dos produtores: “A Festa do Boi é um símbolo da economia potiguar e é a maior festa do público agropecuário no Nordeste. A expectativa é positiva”, disse. A expectativa é de que este ano, a festa  receba meio milhão de visitantes.

Para a edição 2022, o Parque Aristófanes Fernandes recebeu melhorias. O presidente da Anorc conta que a estrutura e equipamentos do parque passaram por um processo de modernização em preparação à sexagésima edição: “Ao setor, vamos entregar um centro de manejo de primeiro mundo e um tatersal climatizado, onde esse conjunto de equipamentos vão permitir que se faça muita riqueza através dos leilões e outros usos”.

Marcelo Passos ressaltou a importância do evento para gerar empregos. “O efeito colateral da Festa do Boi é gerar emprego. É um festejo popular, mas nela há também uma tecnologia e os debates que são necessários para avançar o agro potiguar”.

Também serão montadas estruturas para divulgação do Mel Potiguar, produto que contou com uma ação de apoio do Governo do Estado. Em 2021, foi editado decreto regulamentando a lei que trata da atividade de meliponicultura no Rio Grande do Norte. Com ele, os pequenos produtores de mel de abelha nativa, sem ferrão, estão legalmente amparados. Com a regulamentação, a expectativa do governo estadual é de que a atividade seja impulsionada, com incremento qualitativo e quantitativo da produção e consequente ampliação do mercado, principalmente nas regiões Central, Oeste e Mato Grande, onde há presença mais maciça da cadeia produtiva do mel.

Outra importante atividade da Festa do Boi, o leilão de gado de alto valor genético começará no sábado (8). Além disso, a Fazendinha da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) apresenta para os visitantes uma amostra das pesquisas realizadas nas Estações Experimentais com plantações de diversas culturas adaptadas para o semiárido, como milho, sorgo, banana e palma forrageira consorciada.

De segunda (10) até sexta (14), a equipe de pesquisadores da Emparn esclarecerá dúvidas e orientará produtores sobre as tecnologias desenvolvidas. Além dos cultivares, os produtores terão acesso a orientações sobre os serviços prestados pela Emparn por meio de Laboratório de Análise de Águas, solos, plantas e rações, o Laboratório de Biotecnologia e o setor comercial com sementes de alto valor genético que poderão ser adquiridos. “Com o intuito de facilitar o acesso do produtor a produtos de alto valor genético, disponibilizaremos para venda pintos de um dia, mudas de coco e sementes diversas”, contou o diretor presidente da Emparn, Rodrigo Maranhão.

Programação 
Em comemoração ao seu jubileu de diamante, a Festa do Boi terá uma agenda recheada de atrações já no primeiro fim de semana. No sábado, às 6h, ocorre a primeira pesagem do Torneio Leiteiro. Às 17h, acontecerá a Solenidade de Abertura da 60º Festa do Boi, com a presença de vários representantes do setor agropecuário. Às 18h, acontece a segunda pesagem do torneio leiteiro e o desfile de abertura do evento. Parte tradicional da Festa do Boi, as atrações musicais começam às 20h, com o cantor Aduíllo Mendes, além das bandas Ferro na Boneca e Cavaleiros do Forró.

A programação continua no domingo. Às 6h, ocorre a terceira pesagem do Torneio Leiteiro. Às 9h tem início do julgamento da raça de gados Pardo-Suíça. Porém, a abertura dos portões só ocorre às 10h. No fim da tarde, às 18h, acontece o leilão de animais promovido pela Emparn e, no mesmo horário, será realizada a quarta pesagem do Torneio Leiteiro. Às 18h, tambémestá programada uma missa campal, que será a última atração da Festa durante o fim de semana.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *