Nesta segunda-feira (28), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que gostaria de já ter escolhido a próxima filiação partidária. Em conversa com apoiadores na saída do Palácio da Alvorada, Bolsonaro foi questionado sobre a definição.
“Eu, por mim, já tinha escolhido um partido”, iniciou. “Olha o PSL mesmo: uma minoria fazendo besteira, uma minoria. Eu tive que sair de lá, porque um vereador fazia uma besteira num canto, quem era o culpado era eu. Nem sabia que existia aquele vereador. Mas tudo bem.”
O PSL foi a sigla escolhida por Bolsonaro e seu grupo político para disputar as eleições de 2018. Na esteira do bolsonarismo, o partido teve crescimento expressivo e formou a segunda maior bancada da Câmara dos Deputados, atrás apenas do PT.
O presidente deixou a sigla em novembro de 2019, após rusgas com a cúpula do partido em torno do controle dos diretórios estaduais. Ele anunciou intenção de fundar uma agremiação própria, o Aliança pelo Brasil, mas a possibilidade foi descartada em função da dificuldade para reunir o número de assinaturas.
*Com informações do Metrópoles.