
Ano eleitoral é sempre igual: uma corrida desenfreada pela conquista do eleitor e apoio político para chegar ao cargo disputado.
Recentemente, o prefeito do município de São Rafael, Reno Marinho, esteve em Brasília para buscar verbas para a cidade junto ao gabinete da senadora Zenaide Maia. O prefeito, porém, não apenas voltou de mãos vazias, como também acabou sendo surpreendido com um pedido, diga-se de passagem, nada inusitado se tratando de ano eleitoral, do marido da senadora o secretário de Desenvolvimento Econômico do RN, Jaime Calado. Claro. O pedido não poderia ser nada menos que voto.
Jaime, que pretende sair candidato a deputado federal, pediu voto a Reno, que, diante do compromisso com João Maia, presidente estadual do PL, partido de Reno, se recusou a estender a mão para Calado. Segundo Reno Marinho, o secretário não gostou nem um pouco da recusa e acabou expulsando o prefeito do gabinete e o mandando “pedir verba a João Maia”. A senadora Zenaide Maia não estava presente no gabinete durante o infortúnio.
Em primeiro momento, de acordo com Reno, a informação recebida no gabinete quanto a destinação das verbas para São Rafael, foi de que não seria possível, uma vez que a senadora já havia destinado recursos para outras cidades e o remanescente estaria nas mãos de Jaime Calado.
“Me levantei, agradeci e fui cumprimenta-lo. Chiquinho, chefe de gabinete pediu para arrumar um vereador [para votar em Jaime], respondi que não podia porque já tinha um compromisso com o deputado federal, foi quando dr. Jaime disse que eu fosse pedir emenda lá [à João Maia]. Eu disse que não, que ia pedir ali porque a Senadora tinha sido a minha candidata em 2018, votei nela e ela tinha que ajudar o município, já que ela já vinha ajudando nos anos anteriores. Então ele [Jaime] disse que eu saísse e não voltasse mais. Respondi que o gabinete não era dele, é público, que eu tinha votado nela e que eu ia lá quantas vezes quisesse. Ele se alterou, falou alguns insultos, mandou eu ir embora, eu retruquei, não fiquei calado, respondi na mesma altura, com intuito de me defender. Tenho meu compromisso para deputado federal, não tenho obrigação de votar nele nem de ser humilhado por causa disso”, comentou Reno.
“O que acho errado, errado é ele está utilizando as emendas de uma senadora que foi votada por vários prefeitos de vários municípios, como forma de tentar barganhar apoio político”, conclui o prefeito de São Rafael.
Reno Marinho avalia ingressar com uma representação ao presidente do Senado Federal contra Jaime Calado.
Procurado, o secretário não se pronunciou sobre o ocorrido até a finalização da matéria. O Blog Tulio Lemos disponibiliza o espaço para esclarecimentos do secretário, caso nos procure para retratação.