
A governadora Fátima Bezerra (PT) foi reeleita para o governo do Rio Grande do Norte em primeiro turno, com 1.066.496 de votos válidos (58,31%), neste domingo (2). Com o resultado final da apuração de todas as urnas do Estado, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN), a gestora teve de 660 mil votos a mais que o 2º colocado, Fábio Dantas (SDD), com 406.461, ou seja, 22,22% dos votos válidos. Com relação ao total de votos de todos os candidatos adversários (762.478), a petista teve 304.018 votos a mais de diferença.
Em todo RN, o índice de abstenção foi de 18,17%. O TRE/RN contabilizou ainda 95.721 votos brancos (4,59%) e 167.027 nulos (7,76%). A vitória da petista havia sido confirmada já com 92,56% das urnas apuradas.
Em 2018, Fátima foi a única mulher a ser eleita governadora no país e teve a maior votação para o cargo na história do Rio Grande do Norte. Na ocasião, a petista ocupava uma das três cadeiras do Senado Federal e venceu a disputa em segundo turno, com 1.022.910 votos, ou seja, 57,60% dos votos válidos, vencendo o seu então adversário eleitoral, Carlos Eduardo Alves (PDT), que nestas eleições, foi o candidato a senador na chapa majoritária da gestora.
Fátima Bezerra é a primeira chefe do executivo estadual a se reeleger desde Wilma de Faria, em 2006. Os governadores eleitos após isso, Rosalba Ciarlini e Robinson Faria, tiveram apenas um mandato de governo, cada um, em 2010 e 2014, respectivamente.
“Minha primeira palavra é de gratidão. Gratidão ao povo do Rio Grande do Norte. Uma vitória belíssima e extraordinária, a maioria do povo do RN renovando seu voto de confiança e me reelegendo já no primeiro turno. Mais uma vez, o RN mostra o protagonismo das mulheres na política. Estamos falando da terra de Celina Guimarães, a primeira mulher a exercer o direito ao voto no Brasil. E terra de Nísia Floresta. Foram mulheres que fizeram história, romperam a barreira do machismo e da opressão. O RN tem nosso compromisso, que faremos o melhor para nossas famílias”, disse a governadora reeleita, em entrevista coletiva na noite deste domingo.
Fátima votou por volta das 11h na Faculdade Estácio, em Natal. Acompanhada por Carlos Eduardo Alves (PDT), ela afirmou que acreditava na vitória em 1º turno, ainda neste domingo. “Isso reflete o reconhecimento da maioria do povo do Estado, pelo trabalho incansável que fizemos para tirar o RN do buraco”, disse.