Início » FÁTIMA CONFIRMA FAVORITISMO, MAS NÚMEROS REVELAM ALERTA

FÁTIMA CONFIRMA FAVORITISMO, MAS NÚMEROS REVELAM ALERTA

  • por
Compartilhe esse post

Foto: Everton Dantas

A pesquisa Perfil, publicada no jornal Agora RN, revela números positivos para a governadora Fátima Bezerra. Confirma seu favoritismo para renovar o mandato, mas acende a luz amarela na governadoria. A união de apenas alguns nomes da oposição, derrotaria a candidatura de Fátima.

A governadora aparece com 26% das intenções de votos, seguida do ex-senador Garibaldi Filho, com 11%, do senador Styvenson Valentim, que também tem 11% e do ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo, que aparece com 10%.

Fonte: Pesquisa Perfil/ Agora RN

Diferente da pesquisa Consult, a Perfil pesquisou para o Governo e Senado sem excluir Garibaldi e também não excluiu Carlos Eduardo. O quadro fica mais claro quando todos os nomes estão postos. Nesse caso, percebe-se que o ex-senador Garibaldi Filho aparece em melhor situação se resolver disputar o Governo do Estado.

Diferente de Carlos Eduardo, o pai de Waltinho está calado sobre a sucessão e não fez nenhuma declaração sobre possibilidade de candidatura. Aparecer em primeiro, empatado tecnicamente com Styvenson e Carlos Eduardo. Não deixa de ser uma situação confortável para o ex-senador.

Quanto a Fátima, 26% de intenção de voto não deixa um candidato em situação de absoluto conforto. Pelo contrário. Numa leitura fria, os números reforçam seu favoritismo, mas alertam que não há vitória antecipada.

Na realidade, Fátima perde para a soma dos indecisos e brancos/nulos. A soma de quem não tem candidato ou pretende votar em branco ou anular o voto é superior a 30%. Fátima tem 26%.

O conforto da governadora é pelo fato de que não há nenhuma candidatura que chegue pelo menos à metade do que ela recebeu de intenção de voto.

Individualmente, seu adversário mais próximo tem apenas 11% de intenção de voto.

Portanto, os números apresentados na pesquisa Perfil, do Agora RN, revelam que Fátima poderá renovar o mandato, mas precisa fazer um malabarismo político que possibilite novas alianças para reforçar seu favoritismo e garantir sua vitória.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *