Início » FEIRA NORDESTINA DA AGRICULTURA FAMILIAR TERÁ ATRAÇÕES MUSICAIS, FESTIVAL GASTRONÔMICO E CURSOS

FEIRA NORDESTINA DA AGRICULTURA FAMILIAR TERÁ ATRAÇÕES MUSICAIS, FESTIVAL GASTRONÔMICO E CURSOS

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: ELISA ELSIE

A I Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (FENAFES) será realizada no Centro de Convenções de Natal de 15 a 19 de junho de 2022.

Os pavilhões de exposição, degustação e venda dos produtos da agricultura familiar e economia solidária estarão abertos ao público das 16h às 22h.

A programação formativa – encontros, palestras, seminários e rodas de conversa – começa ainda pela manhã.

O acesso é gratuito ao evento em si e para todas as atividades abertas ao público em geral (visto que algumas são restritas para grupos específicos), sendo que é necessário se inscrever para garantir vagas e gerar certificado de participação. O formulário para inscrição está disponível no link https://doity.com.br/fenafes.

O evento é uma co-realização do Governo do Estado Rio Grande do Norte, através de diversas secretarias e órgãos, e a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do RN – UNICAFES, voltado ao fomento e à valorização da agricultura familiar nordestina.

A iniciativa partiu da Câmara Temática da Agricultura Familiar, ligada ao Consórcio Nordeste, que é acompanhada pela governadora Fátima Bezerra e coordenada pelo secretário Alexandre Lima, da secretaria de estado do Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf-RN).

A feira também será um espaço estratégico para reafirmação da nossa identidade cultural, saberes e sabores que marcam e caracterizam o povo nordestino, onde contará com a cozinha “Sabores da Terra” e Festival Gastronômico, além de uma ampla programação cultural com shows de artistas de música popular.

Estão confirmados nomes como Lia de Itamaracá, Mariana Aydar, Mestrinho, Carlinhos Zens, Cida Lobo, Circuito Musical, Deusa do Forró, Zé Hilton, Maciel Salú, Siba, dentre outros.

Espera-se que a FENAFES conte com a participação de mais de 150 cooperativas e associações, envolvendo mais de 500 expositores com um público visitante total de mais de 10 mil pessoas durante todo o evento.

PROGRAMA DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS

O objetivo central da FENAFES é de fortalecer iniciativas de integração de políticas públicas articuladas em torno do Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste – PAS/NE; criar um espaço de intercâmbio das experiências sobre políticas públicas de apoio à agricultura familiar já em curso na região, envolvendo governos e movimentos sociais; fortalecer o cooperativismo solidário e o processo de comercialização, através de encontro de negócios, para o mercado institucional e privado.

Durante o evento serão realizados eventos de formação, palestras, oficinas e cursos sobre as temáticas centrais: acesso à terra; sistemas agroalimentares e produção de alimentos saudáveis; agroecologia; assistência técnica e extensão rural e acesso ao crédito; mudanças climáticas; acesso aos mercados e cooperativismo solidário, protagonismo feminino.

Acompanhe o evento em @fenafes_agriculturafamiliar.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *