
O Rio Grande do Norte tem fila por leitos críticos Covid maior do que a quantidade de vagas disponíveis. Na manhã desta sexta-feira, 4, o portal Regula RN apontava para uma ocupação de 70,4% das UTIs Covid e a tendência é que o percentual aumente após a regulação dos pacientes que estão na fila.
De acordo com os dados do Regula RN, o estado tinha, às 8h40, 34 pacientes com perfil de leitos críticos para a covid-19, enquanto restavam disponíveis somente 29 vagas. Na região Oeste, 15 pacientes estavam na fila e havia nove leitos disponíveis. Na Região Metropolitana, 19 pacientes à espera e 20 vagas.
Ao todo, o Rio Grande do Norte possui 159 leitos críticos públicos destinados à covid-19.
O atual quadro de ocupação dos leitos de terapia intensiva do Sistema Único de Saúde (SUS) para adultos com covid-19 fez com que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) emitisse uma nota técnica sobre o tema nessa quinta-feira, 3. De acordo com dados do último dia 31 de janeiro, o percentual em nove unidades da federação, entre elas o Rio Grande do Norte, ultrapassou os 80%. Além disso, 13 capitais suplantaram o mesmo percentual, sendo Natal a maior ocupação proporcional de leitos críticos do Nordeste (89%).