Inúmeras fiscalizações do Instituto de Defesa e Inspeção Sanitária Animal (IDIARN) foram realizadas durante este mês de maio nas revendas autorizadas que comercializam imunizantes utilizados nas campanhas de vacinação contra febre aftosa e brucelose.
Durante as ações, foram apreendidos mais de 300 frascos de vacinas fora do prazo de validade e com temperatura de acondicionamento inadequada, que seria de dois a oito graus). Se utilizadas, as doses não surtiriam nenhum efeito na imunização dos animais.
“As revendas autorizadas passam por fiscalizações periódicas justamente para que possamos garantir que o transporte e armazenamento dos frascos sigam os fatores necessários. Além disso, também são analisadas as documentações de regularização da revenda agropecuária”, afirmou o diretor-geral do IDIARN, Mário Manso.
A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa está em andamento e segue até o final deste mês de maio.
“As vacinas devem ser adquiridas em lojas autorizadas. Ressaltamos que todos os estabelecimentos aptos à comercialização possuem selos que identificam que o local passa por ações de fiscalização”, orientou Mário Manso.