Início » GABRIEL PERISSÉ TRAZ DEBATE SOBRE MANIPULAÇÃO ESPIRITUAL PARA O RN

GABRIEL PERISSÉ TRAZ DEBATE SOBRE MANIPULAÇÃO ESPIRITUAL PARA O RN

  • por
Compartilhe esse post

A manipulação religiosa, suas características, consequências e vítimas potenciais são tema de uma sequência de eventos que ocorrem em diversas cidades do Rio Grande do Norte nesta semana. O teólogo, palestrante e escritor Gabriel Perissé traz ao estado debates sobre o tema “Abuso Espiritual: A Manipulação Invisível”, título de um de seus livros.

De acordo com o autor, o abuso espiritual é hoje, no mundo inteiro, uma preocupante realidade dentro de muitos movimentos e grupos religiosos, nas igrejas cristãs tradicionais e em diversos segmentos da Igreja Católica, sendo capaz de afetar a saúde psíquica dos fiéis.

“O abuso espiritual atinge uma pessoa em sua vida interior, invade sua consciência, sequestrando sua liberdade e ferindo sua alma”, explicou Gabriel Perissé ao Diário do RN.

O complexo fenômeno da manipulação religiosa é analisado pelo escritor e palestrante sob uma ótica interdisciplinar, com aportes da filosofia, da teologia, da antropologia cultural, da literatura, da sociologia e da psicologia.

Segundo ele, ao longo dos últimos 30 anos, foram muitos os casos desse tipo de abuso que chegaram a seu conhecimento. As situações ocorreram com pessoas de diferentes credos religiosos.

“Escutá-las despertou em mim a necessidade de estudar e compreender em que consiste esse ‘crime perfeito’, que é ao mesmo tempo a matriz de outros tantos abusos em espaços religiosos”, contou. Esses outros tipos de abuso relacionados, seriam, segundo o autor, sexual, financeiro e emocional.

“Precisamos aprender a reconhecer como atua o abusador espiritual e de que modo podemos proteger as vítimas em potencial, especialmente as crianças e jovens”, afirmou Perissé.

Ele explica que existe uma cultura do silêncio em torno do tema, sobretudo nas igrejas cristãs.

“Esse silêncio permitiu que os abusadores se tornassem cada vez mais ousados, por se sentirem acobertados pela impunidade. A subnotificação de casos é enorme”, disse. “Por outro lado, trata-se de uma violência sutil e invisível, que exige grande empatia com as vítimas”.

Em suas palestras e em feedbacks de leitores, Gabriel costuma ter contato com diversos casos de abuso espiritual. “Leitores e ouvintes me contam histórias concretas, variadas, e algumas delas trágicas, relatou. “Trata-se de um problema oculto, mas que se verifica nos mais diferentes espaços religiosos”.

O escritor afirma ter as “melhores expectativas possíveis” para sua passagem pelo RN.

“Importante quebrar o silêncio e não ter medo de trazer à tona um problema que direta ou indiretamente nos atinge a todos”, disse.

Encontro aberto ao público geral
Gabriel Perissé chegou ao estado nesta segunda-feira (07) e no mesmo já teve seu primeiro compromisso, um encontro com a Ordem dos Pastores de Natal. Nesta terça-feira (08), a agenda inclui a participação no Encontro do Clero Natal. Nos próximos dias, ele também passará por Mossoró e Santa Cruz. Na sexta-feira (11), Gabriel Perissé realiza um “Café com o autor”, aberto ao público geral, sobre o tema do abuso espiritual. O encontro acontece às 14h, na livraria Paulus de Natal, localizada na Av. Cel Cascudo, 333 – Cidade Alta. A entrada é gratuita.

O palestrante
Gabriel Perissé é Mestre em Literatura Brasileira (USP), Mestre em Teologia (PUCRS), Doutor em Filosofia da Educação (USP), Doutor em Teologia (PUCRS). Tem pós-doutorado em Filosofia e História da Educação (UNICAMP). É autor de mais de 30 livros, dentre os quais “Ele está no meio de nós: uma cristologia do encontro” e “Educação e espiritualidade”.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *