Início » GARIBALDI CONFIRMA FIM DA PARCERIA POLÍTICA COM HENRIQUE ALVES; ENTENDA

GARIBALDI CONFIRMA FIM DA PARCERIA POLÍTICA COM HENRIQUE ALVES; ENTENDA

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: REPRODUÇÃO

O ex-senador Garibaldi Alves (MDB) afirmou nesta segunda-feira (3) que ele e o filho, o deputado federal Walter Alves, romperam politicamente com o ex-ministro Henrique Alves, também do MDB.

A divisão afeta diretamente as articulações do partido para as eleições deste ano.

Segundo Garibaldi, a relação com o ex-ministro foi interrompida nas eleições de 2018 por Henrique ter escolhido apoiar a candidatura de Benes Leocádio e não a de Walter Alves para deputado federal. “Não existe nenhuma possibilidade de conciliação com Henrique este ano”, afirmou o ex-senador.

Garibaldi Alves deve entrar em uma disputa direta com Henrique Alves, para o cargo de deputado federal. Henrique ainda não se posicionou sobre essa possibilidade, apesar das especulações.

Nos bastidores do MDB, o apoio de Henrique a Benes Leocádio, um aliado histórico seu, foi visto como uma estratégia do ex-ministro para não perder espaço político para Walter Alves dentro do partido.

Em 2019, Walter chegou à presidência do MDB, substituindo Garibaldi Alves, e se tornou o nome local com maior influência no partido, com o apoio do pai. Ele é o principal articulador para as eleições deste ano e responsável por uma possível aliança com o PT. Henrique não participa das reuniões.

Segundo Garibaldi, os diálogos do MDB com o PT continuam, mas a aliança não está fechada. Ele afirmou que existe a intenção de colocar Walter Alves como nome para vice-governador, mas que “não dá para adiantar que isso vai ser feito porque também depende do PT”.

Em agosto de 2021, Walter e Garibaldi se reuniram num jantar com Lula em Natal para tratar da aliança para as eleições deste ano. Interessado em reunir apoio local para a sua candidatura a presidente, Lula falou na ocasião sobre o desejo de contar com o MDB nas eleições. Ele teve a simpatia de Garibaldi e Walter.

O cargo mais discutido na ocasião foi o de vice-governador para Walter Alves na chapa de Fátima Bezerra e o de Garibaldi para o Senado. Entretanto, o ex-senador e ex-governador não deseja o cargo. “É uma campanha mais exaustiva”, disse nesta segunda-feira.

Garibaldi e Henrique formavam uma das parcerias políticas mais longevas da política do RN, desde os anos 1970 caminhavam juntos na política.

Com informações do Saiba Mais


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *