
A gestão do prefeito Allyson Bezerra vai deixar de fornecer insulinas para pacientes diabéticos de Mossoró. A decisão está sendo comunicada no momento do recolhimento dos medicamentos.
Maria Vandilene da Penha Lopes é funcionária pública e está afastada do trabalho por problemas de saúde causados pela diabetes tipo 1. Ela recebe dois tipos de insulina, 7 unidades de NovoRapid e 6 de Basaglar, por mês e foi surpreendida, na última sexta-feira (12), com a informação de que não será mais atendida pela Prefeitura de Mossoró.
O marido de Vandilene, o policial militar reformado, Daízio Júnior, conta que uma atendente da Secretaria Municipal de Saúde a orientou a fazer um cadastro na UNICAT (Unidade Central de Agentes Terapêuticos) para receber as insulinas “por lá” a partir do mês de outubro. “Minha mulher é diabética desde 2002 e recebe insulina na prefeitura (de Mossoró) desde o primeiro governo de Fafá (Rosado). Agora ela foi informada que não vai receber mais. ”, relata.
Os diabéticos já sofrem com o fornecimento descontinuado das insulinas. A retirada de Vandilene, por exemplo, foi incompleta, com quatro unidades da NovoRapid a menos.
O farmacêutico responsável pela unidade de Mossoró da UNICAT, Francélio Silva, informou que já tem recebido relatos de pacientes sobre a descontinuidade do fornecimento de insulinas pela Prefeitura de Mossoró. Uma reunião entre a UNICAT e a Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró será realizada na próxima quinta-feira (18) para debater o tema.
Questionado se a UNICAT teria como assumir demanda de atendimentos, Francélio disse que não teria como responder antes da reunião. “O medicamento até o momento está disponível para cadastro e recebimento mediamente os critérios de inclusão. ”, acrescentou.
O Diário do RN entrou em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró, mas não teve retorno até o fechamento desta edição.

