Na noite desta quarta-feira (23), o Globo FC segurou o empate com o ABC e conquistou, pela primeira vez, na trajetória de 9 anos desde sua fundação, o título de Campeão Potiguar. Assim, mesmo com desfalques por conta da Covid, entrando em campo sem goleiro reserva, Águia de Ceará-Mirim faz jogo de superação no Frasqueirão e é campeão estadual.
A Águia de Ceará-Mirim já havia vencido o jogo de ida por 2 a 1, no Barretão. Nesta quarta-feira (23) Negueba abriu o placar para o Tricolor, e Helitão, de cabeça, empatou para o Alvinegro.
Trajetória
O Globo foi fundado em 2012 e disputou a primeira divisão do Campeonato Potiguar pela primeira vez em 2014, ano em que foi vice-campeão. Repetiu o feito em 2017. Em 2021, venceu o primeiro turno em final contra o América-RN e, na decisão do estadual contra o ABC, fez por merecer o primeiro título.
Polêmica
O dia da final foi cercado de polêmica. Três jogadores e três integrantes da comissão técnica do Globo testaram positivo para Covid, mas o clube, por iniciativa própria, afirmou ter feito contraprova com o resultado negativo. Apesar disso, o protocolo da CBF e da FNF proíbe a participação dos profissionais, o que, após toda celeuma, acabou se confirmando. Dois dos atletas vetados eram titulares: o goleiro Pedro Paulo e o centroavante Clayton.
Confira comemoração do Globo:
Confira gol do Globo FC:
Confira gol do ABC:
Primeiro tempo
O jogo começou nervoso, com o ABC buscando mais o ataque. Levi teve a chance, mas foi travado em cima da hora. Claudinho, em cobrança de escanteio, acertou a trave, encobrindo o goleiro Luiz Henrique, de apenas 19 anos. O Globo teve chance de marcar com Xilu, mas mandou para fora. O ABC também reclamou de dois pênaltis não marcados pelo árbitro Alciney Santos de Araújo.
Segundo tempo
O ABC pressionou no início da segunda etapa. Netinho parou no goleiro Netinho, e Levi finalizou em cima de Raniery. O Globo jogava por uma bola e achou com competência. Aos 20 minutos, Erick Varão fez ótimo lançamento e Negueba, de primeira, emendou um chutaço de esquerda para as redes. O ABC precisava da virada para levar a decisão para os pênaltis e teve a chance do empate em cobrança de pênalti, mas Éderson bateu mal e Luiz Henrique defendeu. Na sequência, após escanteio, Helitão marcou de cabeça, aos 30. O Alvinegro seguiu na pressão, mas exagerando nas bolas aéreas, sem sucesso. A melhor oportunidade veio em nova tentativa de gol olímpico, com Mateus Mullher, mas Luiz Henrique garantiu o empate e o título do Globo.
Confira gols:
Confira fotos da partida:
*Com reprodução de imagens da Band RN e informações do GE/RN.