Uma ação articulada entre órgãos do Governo do Estado foi iniciada nesta quarta-feira (31) com o objetivo de diminuir o número de acidentes de trânsito no Rio Grande do Norte, em especial os que envolvem motocicletas.
Haverá blitzen de educação e orientação, com foco maior na Região Metropolitana de Natal. A medida emergencial se dá pelo crescimento de 35% no número de atendimentos desse tipo de caso no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) nos últimos 90 dias, principalmente de acidentes ocorridos na capital e nos municípios vizinhos.
Hoje, a segunda maior causa de internação é acidente de motocicleta. “Não tem como ampliar as ações de saúde, cirurgias, se não houver uma rede de prevenção. Estamos buscando alternativas para que o Walfredo possa cumprir seu papel de assistência de urgência e emergência”, disse Cipriano Maia, secretário de Estado da Saúde Pública.
O trabalho da Sesap fez com que a capacidade para a realização de cirurgias na unidade dobrasse, chegando a quase um procedimento ortopédico por hora, além da abertura dos leitos de retaguarda no Hospital Geral João Machado, com 20 novos leitos clínicos, e no Hospital Regional Deoclécio Marques de Lucena, com seis novos leitos de UTI exclusivos para o atendimento de trauma.
“Nossa tentativa aqui é reduzir o número de acidentes de motos, que impactam nas internações, deixando o hospital sobrecarregado. Precisamos da sociedade como um todo para reduzir esse número”, relatou Élida Bezerra, diretora do HMWG.
O trabalho de abordagem aos condutores será feito pela Polícia Militar, por meio do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN). “A segurança pública vai dar todo o suporte para diminuir os acidentes e assim diminuir o número de internações e cirurgias”, garantiu o delegado Osmir Monte, secretário-adjunto de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed).
“Faremos a orientação para as ações educativas sobre o uso do capacete, o dever de estar habilitado. Pretendemos com essas ações contribuir para que o sistema de saúde seja desafogado e retornemos, em breve, com números positivos”, complementou o comandante do CPRE, coronel Castelo Branco.
De acordo com o Detran-RN, até julho de 2022 houve 3.581 acidentes de trânsito no Estado, levando à óbito 224 pessoas, em sua maioria homens entre 18 e 49 anos. “A moto exige atenção na condução, mas para surtirem efeito todas as campanhas precisam ter a sensibilização da população. Quando se fala em trânsito, se fala em vidas. Fizemos muitas ações ao longo desse período recente e agora vamos intensificar com o foco educativo”, pontuou o diretor geral do Detran-RN, Jonielson Pereira.
Nesta quinta-feira (1), a Sesed e o Detran-RN estarão reunidos com as secretarias municipais de mobilidade da Região Metropolitana para discutir e traçar ações em parceria, o que possibilitará a ampliação da fiscalização e da orientação aos condutores nas vias locais dentro dos próximos dias.