Início » GOVERNO FEDERAL AMPLIA TERCEIRA DOSE DA VACINA DA COVID PARA TODA A POUPULAÇÃO ADULTA

GOVERNO FEDERAL AMPLIA TERCEIRA DOSE DA VACINA DA COVID PARA TODA A POUPULAÇÃO ADULTA

  • por
Compartilhe esse post

vacina para Covid-19

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, determinou nesta 3ª feira (16.out.2021) a ampliação do público que receberá a dose de reforço da vacina da covid-19. Agora, toda a população adulta está apta à injeção a partir de 5 meses da conclusão do 1º ciclo vacinal (depois da 2ª dose ou da dose única).

O intervalo para tomar a dose de reforço também foi reduzido de 6 meses para 5 para todas as faixas etárias. Segundo o ministério, estudos mostram queda da resposta imune a partir de 5 meses. Esse foi o motivo para a mudança no intervalo.

“Nós vamos ter uma cobertura vacinal maior e evitar o que estamos tendo na Europa”, disse Queiroga sobre as novas medidas. A declaração foi uma referência à nova onda de casos vivida no continente.

A população maior de idade tomará a dose de reforço ao menos 5 meses depois de concluírem o 1º ciclo vacinal da covid-19. Ou seja, receberão a injeção depois de passado esse período desde a aplicação da 2ª dose da Pfizer, CoronaVac ou AstraZeneca. O mesmo vale para a Janssen –a aplicação adicional será realizada 5 meses depois da dose única do imunizante.

Dessa forma, se o adulto tomou a 2ª dose em outubro, por exemplo, a dose de reforço será aplicada em março. Como o 1º ciclo vacinal seguiu as faixas etárias, a aplicação da dose de reforço também será escalonada.

O ministério anunciou no final de agosto que a dose de reforço seria aplicada a partir de 15 de setembro. Na época, idosos com mais de 70 anos, pessoas imunossuprimidas, com câncer ou que tenham realizado transplantes recentemente seriam contemplados. Depois, pessoas a partir de 60 anos e profissionais de saúde foram incluídos. Agora, o grupo também considera pessoas a partir de 18 anos.

No caso dos imunossuprimidos, a dose é destinada aos que receberam a 2ª dose há mais de 28 dias

O reforço será preferencialmente com um imunizante diferente ao do 1º ciclo vacinal. O ideal é ser usado a vacina da Pfizer. Na falta, serão utilizadas as da AstraZeneca ou da Janssen.

Mega Vacinação
O Ministério da Saúde também anunciou nesta 3ª feira a campanha Mega Vacinação contra a covid-19. O evento está marcado para sábado (20.nov). O objetivo é completar o 1º ciclo vacinal de adultos que estão com a 2ª dose ou injeção de reforço atrasada. Segundo a pasta, 21 milhões de pessoas ainda precisam tomar a 2ª dose.

Por Poder 360


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *