
O Instagram sinalizou neste sábado (26) uma publicação do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) como “foto adulterada”. Segundo a plataforma, “a mesma foto adulterada foi analisada em outra publicação por verificadores de fatos”.
O filho do presidente havia publicado imagem de uma suposta notícia com a manchete “PT estabelece cronograma para recolhimento de todas as armas de fogo registradas no Brasil”. Na legenda da publicação, o vereador disse: “Contra as ininterruptas fake news da maioria da imprensa, a verdade que omitem”.

A rede social indicou que as agências Lupa e Aos Fatos checaram o conteúdo como “foto/vídeo adulterado(a)” e “falso”, respectivamente. “Verificadores de fatos independentes afirmam que a foto ou imagem foi editada de forma que pode enganar as pessoas, mas não porque foi exibida fora de contexto”, afirmou o Instagram.

O portal g1 também afirmou que a imagem é “montagem”. A suposta notícia apresenta características semelhantes às do portal. “O g1 nunca publicou uma reportagem com esse título e conteúdo. Também não tem em sua equipe repórter chamado José da Silva”, afirmou.
Com informações do Poder 360