O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está cumprindo agenda no Ceará, afirmou neste sábado (21), durante um encontro com movimentos sociais e sindicais em Fortaleza, que ainda não decidiu se será candidato em 2022.
“Só vou decidir no começo do ano que vem. Eu tenho que ter muita responsabilidade ao fazer as coisas. Sou um jovem de 75 anos. Vou pensar muito porque cuidar de 215 milhões de pessoas exige muita responsabilidade”, falou Lula durante o encontro.
Entretanto, logo em seguida, o ex-presidente faz uma fala sobre a situação em que se encontra o país, e nos desafios que a próxima gestão encontrará. Nesta fala, Lula se impõe claramente como cadidato. “Nós vamos pegar esse país pior do que eu peguei em 2002. É importante termos isso na cabeça. Pior do ponto de vista econômico, social, do emprego e político. Eu, se eu ganhar, vou colocar o Camilo [Santana, governador do Ceará] para mandar os generais embora. Vai lá, você, que é corajoso, mandar os generais embora. Porque são quase 7 mil”, afirmou Lula.
Durante o encontro, o pestista ainda fez referência às eleições de 2018, quando seu candidato, Fernando Haddad, perdeu para Bolsonaro. Segundo Lula, foi uma situação em que “inteligência, que foi derrotada pela ignorância”. Já ao se aprofundar na situação socioeconômica do país, o ex-presidente disse que a população brasileira voltou a sentir fome. “Esses dias, eu fiquei horrorizado quando eu vi em Cuiabá, Mato Grosso, uma mulher na fila do açougue pra pegar osso. Osso! Para colocar, quem sabe, na água e fazer um gostinho de carne. E colocar no arroz ou cozinhar o feijão. Será que a gente não tem capacidade de indignar a humanidade contra isso?”, relatou Lula.
Lula e Ciro
Ainda neste sábado (21) o ex-presidente Lula disse que está disposto a conversar com Ciro Gomes (PDT), e o “centrão”, sobre as eleições de 2022.
A declaração foi dada em visita ao Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante. Vale lembrar que o Ceará é o reduto eleitoral de Ciro, onde o político tem mais força.
“Não posso esperar que meu adversário fale bem de mim, ele tem que falar mal, porque se ele for para a televisão, e falar que eu sou bom, ele vai ter que desistir da candidatura”, disse Lula, sobre os recentes comentários de Ciro Gomes.
Homenagem a Lula
Durante um dos encontros no estado, o ex-presidente recebeu uma singela homenagem em forma de discurso. O cearense Léo, mais conhecido nas redes sociais como Suricate Seboso, fez uma fala enaltecendo Lula e as conquistas durante os seus dois mandatos como presidente. O pestista se emocionou com as declarações.
O vídeo foi publicado na manhã deste domingo (22), nas redes sociais de Lula. Veja vídeo na íntegra:
O Ceará já é o quarto estado nordestino visitado por Lula. O próximo destino do ex-presidente é o Rio Grande do Norte, no dia 23.
*Com informações do Poder360.