Início » LULA TEM MAIS DE 640 MIL VOTOS DE MAIORIA NO ELEITORADO DO RN CONTRA JAIR BOLSONARO

LULA TEM MAIS DE 640 MIL VOTOS DE MAIORIA NO ELEITORADO DO RN CONTRA JAIR BOLSONARO

  • por
Compartilhe esse post

Foto: reprodução

No dia 30 de outubro, os brasileiros voltarão às urnas para eleger, em segundo turno, quem será o presidente do país a partir de 1º de janeiro de 2023: Lula (PT) ou Bolsonaro (PL). Com uma diferença de mais de 6,1 milhões de votos entre os dois, Luiz Inácio Lula da Silva obteve 48,42% (57.218.236 dos votos válidos), contra 43,21% (51.062.446 votos) de Jair Bolsonaro, com 99,95% das urnas apuradas. Com um índice de abstenção de 20,94%, foram contabilizados ainda 1,59% dos votos brancos e 2,82% de votos nulos.

No Rio Grande do Norte, Lula venceu com 1.263.967 dos votos válidos (62,98%), contra 622.657 votos (31,02%) obtidos por Bolsonaro, ou seja, 641.310 votos de diferença entre os dois candidatos. Lula chega ao segundo turno com o apoio de nove partidos. Além do PT, integram a coligação PSB, Solidariedade, PCdoB, Psol, Avante, PV, Rede e Agir. Já Bolsonaro conseguiu atrair os partidos que formam a base governista em busca da reeleição, ou seja, além do PL, as legendas Republicanos e PP apoiam sua candidatura.

Em discurso logo após a apuração dos votos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Lula disse que nunca ganhou uma eleição em primeiro turno e que a crença que nada acontece por acaso o motiva. “Eu faço aniversário no dia 27, e as eleições são dia 30 e nós vamos ganhar, é apenas uma questão de tempo, de esperar, para que possamos conversar mais e aprimorar nosso programa. Esse será meu presente. É graças a todos vocês que o Partido dos Trabalhadores vai ganhar as eleições no segundo turno, porque o Brasil precisa de nós”.

Lula disse ainda que já começa a trabalhar nesta segunda-feira (3). “Isso é só uma prorrogação. Eu adoro fazer campanha. E teremos mais 28 dias. Adoro fazer comício, subir em caminhão. Será a primeira oportunidade de ter um debate cara a cara com o atual presidente. Para a gente poder fazer comparações do Brasil que ele construiu e do Brasil que nós construímos. Vamos conversar com nossos adversários, nossos amigos e todos, para vermos a melhor solução para melhorar a vida dos brasileiros”, disse.

Já o atual presidente Bolsonaro afirmou que os o adversário recebeu muitos votos pelo desejo de mudança e pela condição do povo brasileiro, “que sentiu o aumento dos produtos da cesta básica. Mas há certas mudanças que podem virar para o pior. Tentamos mostrar esse outro lado, mas parece que não atingiu a camada mais importante. Vamos analisar. Temos o segundo tempo pela frente”, disse.

DEMAIS CANDIDATOS
Simone Tebet (MDB) ficou em 3º lugar na corrida presidencial, com 4,16% dos votos válidos, sendo votada por 4,9 milhões de brasileiros. Ciro Gomes (PDT), que aparecia em 3º lugar nas pesquisas, terminou em 4ª posição, com 3,05%, ou quase 3,6 milhões de votos válidos.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *