
O cajueiro de Pirangi, localizadona praia de mesmo nome em Parnamirim, está completando nesta segunda-feira (20.12), 133 anos de sua plantação em 1888. Para marcar a data foi organizada pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), que administra e cuida da árvore, uma vasta programação cultural, que ocorrerá no entorno da árvore durante todo o dia com apresentações culturais, exposição de artesanato e shows musicais. Inclusive hoje, no dia do aniversário do Cajueiro, a entrada é gratuita.
A programação foi iniciada ainda neste domingo (19,12), com a realização de uma missa em Ação de Graças, na capela de São Sebastião, que fica próxima ao cajueiro.
Hoje, a partir das 8h30, os visitantes já podem apreciar a música da Banda Som Caju, formada por colaboradores do Cajueiro; e uma exposição do artesanato local, como renda de bilro, bolsas de junco e juta, além de peças em cerâmica.
O diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, destacou a importância do cajueiro de Pirangi para economia do RN por conta do fluxo de turistas. “Celebrar os 133 anos do Maior Cajueiro do Mundo é algo bastante simbólico para nós. Um local que tem toda sua importância biológica, e que atrai visitantes do mundo inteiro pela sua imponência. Devemos nos orgulhar em ter esse verdadeiro presente em nosso solo, e, principalmente, saber preservá-lo para que outras gerações possam ter a chance de conhecê-lo também”, disse Leon Aguiar.
O cajueiro de Pirangi, um dos principais cartões postais do Rio Grande do Norte, recebe por ano cerca de 300 mil visitantes. Por conta do seu tamanho, de nove mil metros quadrados, o Cajueiro de Pirangi, em 1994 ganhou o título de maior cajueiro do mundo pelo Guinnes Book, o livro dos recordes mundiais. Inclusive, como todo cajueiro sadio, dá caju todos os anos, como está ocorrendo nesta época, oferecendo a fruta para os visitantes.

A gestora do cajueiro, Marígia Madje, convoca a população para as atrações culturais alusivas a data. “Celebraremos a data com muita cultura, música e Natureza, pois elas tocam os corações. Essa foi a forma que encontramos de parabenizar e agradecer ao Cajueiro por tantos benefícios que, diariamente, ele nos proporciona. O Cajueiro representa vida, esperança, história e respeito à Natureza. Venham celebrar conosco a data! A entrada será gratuita”, disse Marígia Madie.
História do cajueiro
O cajueiro fica em Pirangi do Norte, em Parnamirim, município da Grande Natal. A árvore cobre uma área de aproximadamente 9.000 metros quadrados, com um perímetro de aproximadamente 500 metros. Conta a história que o cajueiro foi plantado em 1888 por um pescador chamado Luiz Inácio de Oliveira, que morreu com 93 anos sob as sombras da árvore.
Funcionamento
– O Cajueiro de Pirangi é aberto todos os dias da semana, das 7h30 às 17h30.
– A entrada, que custa R$8,00, pode ser paga também com cartão de crédito, débito e Pix. (na segunda-feira, dia 20/12, a entrada será gratuita por conta ds comemorações dos seus 133 anos de plantado).
– Crianças, de sete a 12 anos, pagam meia-entrada, assim como estudantes, professores e idosos, portando carteira comprobatória.
Programação em comemoração dos 133 anos do Cajueiro de Pirangi:
19/12 (Domingo)
9h – Missa de Ação de Graças (Igreja São Sebastião).
20/12 (Segunda-feira)
08h30 – Apresentação artística local – Banda Som Caju;
8h às 16h – Exposição de artesanato local (renda de bilro, bolsa de junco e juta, peças em cerâmica);
9h30 – Apresentação artística local – Júlio César;
11h – Show de marionetes – Kiko Marionetes;
13h30 – Apresentação artista local – Pedro Hudson Sanfoneiro;
15h – Apresentação com artista local – Aline Ferreira.
Com informações do Novo Notícias