
Os Estados Unidos já aplicaram cerca de 8,7 milhões de doses de vacinas contra covid-19 em crianças. Nenhuma morte foi registrada e eventos adversos graves foram raros na imunização de crianças no país. Os dados de vacinação de crianças nos EUA foram reunidos pelo CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças).
A FDA (Food and Drugs Administrations, agência sanitária dos EUA) autorizou a vacinação de crianças no país em 29 de outubro de 2021. O imunizante autorizado é o da Pfizer. A vacinação começou em 3 de novembro. Até 19 de dezembro, 8,7 milhões de vacinas, entre primeira e segunda dose, foram administradas sem problemas.
O governo norte-americano estabeleceu um sistema de monitoramento online para o registro de possíveis reações a vacina. No período, o sistema recebeu 4.249 relatos de reação. Destas, 4.149 (97%) era de efeitos não graves, associados a aplicação, incluindo dor no local da injeção.
Os eventos sérios foram apenas 100. Destes, 29 tiveram febre, 21 vomitaram e 15 teve aumento em uma proteína do tecido do coração, avaliada durante exames por dores na área do peito. Outras 12 crianças tiveram convulsões, mas apenas 5 não tinha histórico de convulsão, problemas anteriores de saúde ou experimentaram o quadro de síncope. O CDC também recebeu 15 relatos de miocardite — inflamação de um tecido do coração. Apenas 11 desses casos foram comprovados. Destes, 7 crianças já se recuperaram e 4 estão em recuperação. Nenhuma morte foi associada a vacinação. No período observado duas crianças morreram, mas os casos estão em revisão e não indicam ligação com a vacina.
Com informações do Poder360