Início » MARCO TEMPORAL: INDÍGENAS DO RN PROTESTAM EM BRASÍLIA CONTRA A TESE

MARCO TEMPORAL: INDÍGENAS DO RN PROTESTAM EM BRASÍLIA CONTRA A TESE

  • por
Compartilhe esse post

Foto: Mariana Taccolini

Desde a última segunda-feira (23), indígenas de todo o país ocupam a praça dos três poderes, Brasília, em protesto contra o Marco Temporal, tese que limita o direito dos povos indígenas sobre as terras, caso não tenham posse sobre elas antes da promulgação da Constituição Federal, em 1988. 

O acampamento recebeu o nome de “Luta Pela Vida” e espera uma ação definitiva do sobre a demarcação das terras. 

Nas redes sociais, a deputada federal do Rio Grande do Norte, Natália Bonavides, 

registrou a ocupação. “Mais de 6 mil indígenas estão chegando na praça dos três poderes para protestar contra o marco temporal para demarcações de terras indígenas, que será votado daqui a pouco no STF! Os povos indígenas dizem #MarcoTemporalNão!”, declarou a deputada. 

De início, a pauta estava na agenda da sessão de quarta (25), mas não houve tempo para começá-la. A expectativa, então, era que a votação fosse feita nesta quinta-feira (27), no STF, como relatou Natália, mas foi retirada da pauta novamente. A previsão agora é que o Marco Temporal seja votado na próxima quarta-feira, dia 1º de setembro.

Indígenas Potiguares em Brasília

A deputada Natália Bonavides também aproveitou suas redes sociais para registrar a presença de indígenas do Rio Grande do Norte presentes no Acampamento Luta Pela Vida. 

“Encontramos hoje as companheiras e companheiros indígenas do RN que estão aqui no acampamento Luta Pela Vida, em Brasília, se somando na luta contra o marco temporal para a demarcação de terras, uma proposição ruralista que visa ameaçar as demarcações em andamento e retroceder no direito dos povos originários à terra. A votação começou hoje no STF e continuará na quarta-feira. Seguimos em luta e vigilantes!”, apontou a deputada federal do RN. 

Veja o registro:


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *