Início » NATAL INICIA CAMPANHAS DE IMUNIZAÇÃO CONTRA INFLUENZA E SARAMPO; VEJA LOCAIS DE VACINAÇÃO

NATAL INICIA CAMPANHAS DE IMUNIZAÇÃO CONTRA INFLUENZA E SARAMPO; VEJA LOCAIS DE VACINAÇÃO

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: SECOM

A partir desta segunda-feira, 4, natalenses poderão se vacinar contra Influenza e Sarampo. Os imunobiológicos estão disponíveis para a população, de acordo com as fases e públicos prioritários, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, entre 04 de abril e 05 de junho.

A vacina contra Influenza (gripe) atende as cepas H1N1, H3N2 e Victoria, estando disponível inicialmente para grupos de maior risco à doença. A vacina contra o Sarampo é exclusiva para crianças e profissionais da saúde. Ambas podem ser administradas sem intervalo de tempo entre elas.

A campanha de vacinação contra a gripe está dividida em duas etapas, sendo a primeira fase de 04 a 30 de abril, para qualquer trabalhador da área da saúde e idosos com 60 anos e mais. Já na segunda fase, de 02 de maio a 03 de junho, serão contempladas as seguintes categorias: crianças de 06 meses a menores de 05 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Os locais de aplicação da vacina contra a Influenza no município de Natal serão todas as unidades básicas de saúde, além dos pontos extras abaixo, sendo os drives pontos exclusivos de gripe e sarampo: Via Direta, de domingo a domingo das 9h às 16h (drive exclusivo com sala de pedestre atendendo gripe, sarampo e Covid); Nélio Dias, de domingo a domingo das 09h às 16h (drive exclusivo mais sala de pedestre atendendo gripe, sarampo e Covid); e Midway Mall, de segunda a sábado das 10h às 17h (sala no 2º piso exclusivo para gripe e sarampo e sala no 3º piso exclusivo Covid).

É necessário que os usuários levem a caderneta de vacinação, documento com foto e comprovem a comorbidade através de receita ou atestado médico. As categorias profissionais devem apresentar também a escala de trabalho, crachá, contracheque ou carteira de trabalho.

A campanha de vacinação contra o sarampo é específica para crianças de seis meses a menores de cinco anos e profissionais da área da saúde, estando disponível para esse público em todas as unidades de saúde da capital e nos pontos extras onde há vacina contra a gripe. Ela não tem fases específicas, mas será desenvolvida no mesmo período da imunização contra a influenza, ou seja, entre 04 de abril e 03 de junho. Os profissionais de saúde devem comprovar vínculo apresentando escala de trabalho, crachá, contracheque ou carteira de trabalho. Além disso, é importante que todos levem cartão de vacinas e documento com foto.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *