
O usuário de transportes coletivos de Natal continuará, pelo menos até o final deste ano de 2021, sem a realização da licitação deste importante serviço para cidade, que promete trazer melhoria de qualidade das operações. A licitação estava prevista para ser enviada até o final deste ano para Câmara Municipal do Natal pela Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), que alegou não terem sido analisadas a tempo mais de 1,8 mil contribuições tiradas de 17 reuniões públicas para discutir o assunto e realizadas em todas as reuniões de Natal.
O presidente da Comissão de Transportes da Câmara, vereador Milklei Leite (PV), disse que a licitação precisa ser tratada como prioridade. “Tem que ter a prioridade, só assim a gente vai conseguir resolver esse problema. Tira linha e bota linha e a população vai ficando a mercê”, disse o vereador.
No mês de setembro passado a STTU enviou à Câmara proposta para implementar um redesenho das linhas de ônibus de Natal e que gerou muitas críticas por parte dos usuários dos transportes coletivos de Natal.
Essa proposta tinha o objetivo de criar trajetos mais cursos, com viagens mais rápidas e a criação de mais estações de integração. Essas propostas iriam embasar o projeto de licitação dos transporte de Natal, que agora foram empurrados para mais tarde.
Histórico
O último projeto enviado à Câmara tem quatro anos. A proposta anterior, de 2015, recebeu 140 emendas dos vereadores e o alto investimento inviabilizou a execução. Um novo projeto foi enviado dois anos depois, alterando essas leis, e os vereadores só devolveram o texto em 2019. Depois disso, a prefeitura realizou mais estudos para adequar o edital da licitação, que teve duas últimas licitações da STTU declaradas desertas.
Com o início da pandemia do coronavírus em março de 2020, as pessoas ficaram mais em casa e com isso 23 linhas de ônibus foram devolvidas a STTU, trazendo mais ainda críticas da população, como aconteceu coma linha 44, que fazia o trajeto do conjunto Cidade Satélite, no bairro Pitimbu, até o Alecrim. Agora os moradores do Satélite têm que pegar dois ônibus para se destinar ao Alecrim.
Realidade para o usuário dos transportes coletivos de Natal
Enquanto a licitação dos transportes públicos de Natal se arrasta e é empurrada para uma saga sem fim, os usuários continuam usando transportes coletivos lotados, tendo que esperar em paradas de ônibus sem abrigos, ficando ao sol ou na chuva, pagando um valor alto de R$ 4,00, isso só para citar alguns pontos.