Na última quinta-feira (07), o Boletim Geral da PM publicou a transferência do Major do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM) para a 7º Companhia Independente de Polícia Militar(CIMP). A decisão veio após protesto do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), movimento social de esquerda, na Governadoria na última quarta-feira (06).
Os manifestantes denunciavam a violência policial. Segundo o MLB, a PM invadiu a Ocupação Emanuel Bezerra na Ribeira, agrediu e ameaçou os moradores sem qualquer mandato.
Os agentes, no entanto, apontam que o MLB estava protegendo um assaltante localizado pela PM na ocupação através de um veículo utilizado em diversos assaltos que vinham sendo praticados na Zona Norte. O assaltante foi reconhecido por vítimas dos crimes como um dos autores dos assaltos registrados em boletins de ocorrência.
Após reunião com agentes do Governo do RN na quarta, o MLB publicou em suas redes que o Estado se prontificou em investigar o ocorrido. Na quinta-feira (07), o Major foi transferido para o 7ºCIMP em Ceará Mirim.
O vídeo abaixo reforça os apontamentos da Polícia.
Os questionamentos que ficam desse caso são: Quem afinal tem razão? Um movimento social tem tanto poder ao ponto de interferir numa corporação militar? O que prevalece ao final: a razão do Major ou a denúncia do MLB?
