As obras de implantação e adequações da RN-015, rodovia conhecida como Estrada do Melão (Melão II), foram retomadas nessa quarta-feira (23) para conclusão de uma extensão de 6,5 quilômetros. O anúncio foi feito pela governadora Fátima Bezerra, na abertura da 30ª edição da Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada (Expofruit), em Mossoró.
A retomada desta importante obra é um pleito especialmente de produtores agrícolas, e que o Governo do Estado tem se empenhado em destravar os processos em articulação com o Governo Federal. A retomada dessa obra ocorreu após um apelo do Governo do Estado ao ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, que esta semana cumpriu agendas oficiais no Rio Grande do Norte e destacou a importância da parceria institucional para levar importantes obras e projetos aos potiguares.
O apelo feito ao ministro foi no sentido de não somente retomar o projeto Melão II, mas também para pavimentar os 25 quilômetros restantes da RN-015. De acordo com a governadora Fátima Bezerra, o entendimento é que o Governo Federal não vai se limitar aos 6,5 quilômetros iniciais. Mas, concluirá todo o trecho de 31Km.
A rodovia tem a extensão de 31 Km, no município de Baraúna, e com interligação ao estado do Ceará. Uma etapa da obra, com extensão aproximada de 6,5 KM já havia sido contratada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), mas foi paralisada quando haviam sido executados serviços de terraplenagem, assim como serviços iniciais de pavimentação.
A estrada corresponde a um dos mais importantes eixos viários de transporte e de logística da região de Mossoró, Baraúna e outros municípios da região, serve especialmente como via de escoamento da produção agrícola, caracterizada por ser uma das regiões de maior produção de frutas do país.
Em abril de 2022, o Governo do Estado assinou um acordo de cooperação técnica com a Codevasf para as obras de pavimentação de 9 quilômetros da “Estrada do Melão”.