
De acordo com o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte, foi de 42% o aumento nas ocorrências de incêndios florestais no estado em 2021. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (18) pela Diretoria de Engenharia e Operações do CBMRN.
O levantamento leva em conta os registros feitos entre janeiro e setembro deste ano em comparação com o mesmo período de 2020. No período, o Corpo de Bombeiros recebeu 1.269 chamados de focos de incêndio em matas, contra 894 casos em 2020.
Apenas nos primeiros 15 dias do mês de setembro foram registrados cerca de 13 atendimentos diários envolvendo incêndios florestais.

O comandante-geral do CBMRN, coronel Luiz Monteiro Júnior, destacou o aumento no número de ocorrências, mas chama atenção para o investimento que tem sido feito na corporação para melhoria do atendimento.
“Com recursos do Governo do Estado e a partir de convênios com a união, recebemos nos últimos anos viaturas administrativas, operacionais, equipamentos e também promovemos vários cursos de combate a incêndio, ou seja, a Corporação vem evoluindo regularmente na prestação do serviço para atender de maneira mais eficaz a população norte-rio-grandense”, explicou.
Ainda de acordo com o oficial, um fator importante que aumenta consideravelmente a incidência de incêndios florestais é a estiagem enfrentada pelo estado, bem como os incêndios intencionais ou acidentais. “É bem verdade que a maioria dos sinistros, infelizmente, acontecem em razão da ação humana com a limpeza de terrenos e na preparação do solo para plantações”, finalizou.
Em caso de foco de incêndio deve-se entrar em contato imediato com o Corpo de Bombeiros, por meio do telefone 193.