A noite dessa quarta-feira, 20, foi de festa petista em celebração ao lançamento da pré-candidatura do ex-vereador e ex-deputado estadual Fernando Mineiro. Em 2022, Mineiro estará disputando uma vaga na Câmara Federal.
Para o secretário de Estado do Planejamento e das Finanças do RN, Aldemir Freire, o companheiro representa “um Brasil feliz de novo”. Em postagem nas redes sociais, Freire destacou ainda que a pré-candidatura de Mineiro serve “para o Rio Grande seguir com Norte e para reparar a injustiça com quase 100 mil eleitores de Mineiro em 2018”.
Após a eleição de 2018 o então Deputado Estadual Fernando Mineiro iniciou na justiça uma luta pela recontagem dos votos da coligação adversária a que concorreu, para a 56.ª legislatura. Mineiro foi o terceiro candidato mais votado no estado naquela eleição, não assumindo pela proporcionalidade que garantiu a vaga de Beto Rosado.
Em de 22 de janeiro de 2021, por 3 votos a 2, a Justiça Eleitoral tornou inelegível a candidatura de Kéricles Alves Ribeiro em razão de ilegalidades no registro, especialmente a não apresentação da quitação eleitoral no prazo legal e, principalmente, o fato de “Kerinho” ter ocupado um cargo de confiança na prefeitura de Monte Alegre até dezembro de 2018. Os 8.990 votos de Kerinho foram anulados. Estes votos somados aos da coligação, garantiram a vaga de Beto Rosado na Câmara Federal.
Para o deputado estadual Francisco do PT, o que aconteceu em 2018 “foi golpe”. “Mineiro é um grande companheiro. Foi um brilhante vereador, excelente deputado estadual e um ótimo secretário de estado. O povo elegeu deputado federal, mas houve o golpe”, escreveu o deputado em publicação no twitter.