O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) apresentou Promoção Ministerial ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), referente à prática da contravenção penal atribuída ao pastor presidente da Assembleia de Deus no município de Parnamirim/RN, Elinaldo Renovato de Lima, por provocar alarma, anunciando perigo inexistente em relação à aplicação de vacinas contra a doença da COVID-19, por meio de publicação na rede social Facebook. A petição inicial foi realizada no dia 02 de março deste ano, pela promotora Melissa Barbosa Tabosa do Egito.
Desde o início deste sábado (03), o pastor Elinaldo Renovato é assunto por aparecer em vídeo que viralizou nas redes sociais após o líder religioso alertar os fiéis acerca dos “problemas” de ser esquerdista dentro da comunidade cristã. No vídeo, o pastor comenta sobre partidos políticos durante a pregação e diz que esta ideologia não pode ser defendida por cristãos.
PASTOR NEGACIONISTA
Em 13 de dezembro de 2020, o autuado publicou na sobredita rede social que a vacina contra a COVID-19 foi “feita a toque de caixa, para atender interesses da indústria farmacêutica e laboratórios desonestos. Os resultados são esses e outros imprevisíveis! Uma vacina so fica pronta, em média, em 6 anos. DEUS NOS GUARDE. A melhor medida é O TRATAMENTO PRECOCE, com IVERMECTINA ou hidroxicloroquina, na PRIMEIRA FASE DO VÍRUS, até 5 dias. Depois,’fica mais difícil. Passe isso para outras pessoas.!”, junto à publicação de que voluntários da vacina Pfizer desenvolveram paralisia de Bell, indicando, pois, que o resultado da aplicação da aludida vacina seria o desenvolvimento da doença.
Essa postagem foi amplamente visualizada na rede social do autuado, que conta com 4.998 seguidores, tendo sido curtida por 117 usuários e compartilhada 143 vezes. Percebe-se, pois, que o autuado é pessoa influente em seu meio social e, em tese, publicou notícia inverídica e carente de comprovação científica, promovendo anúncio de perigo inexistente para provocar alarma destinado a contrariar os esforços mundiais em favor da imunização da população contra a doença que já vitimou mais de 250 mil pessoas somente no Brasil.
RECEBIMENTO DA NOTÍCIA CRIME
A notícia crime surgiu quando um missionário, que na ocasião da denúncia declarou que professa a fé evangélica e acompanha a realidade na qual, “infelizmente, alguns líderes religiosos, dentre eles pastores de grande influência nos estados (…) têm sido denunciados por utilizarem suas capacidades de persuasão e influências notórias, para divulgarem falsas notícias”. Na ocasião da denúncia foi informando que o pastor Elinaldo Renovato inibe a população potiguar e afins a tomarem a vacina da Pfizer (mesmo dizendo “quem quiser, pode tomar a vacina” como ironia) supondo quem assim fizer estará tomando “vacina toque de caixa para atender interesses da indústria farmacêutica e laboratórios desonestos”.
Além disso, ainda no corpo do material que originou a notícia crime, o missionário destacou que o pastor Renovato tem a ousadia de prescrever que: “a melhor medida é o tratamento precoce com ivermectina e hidroxicloroquina” até o 5° dia útil, pontuando que ele ainda alardeia que o resultado para quem tomar a vacina da Pfizer, é desenvolver em si a paralisia de Bell, na visão do missionário, o pior é que tudo isso ocorre sem nenhuma comprovação científica.
O denunciante ainda ressaltou que o pastor Renovato pede ainda para que quem o acompanha, passe a informação para “outras pessoas”. Na perspectiva do missionário, isso tem potencial desestabilizador para o Estado. “Parece ser gravíssimo”, pontuou.
OPORTUNIDADE DE RECONHECER QUE NÃO ENTENDE NADA DO ASSUNTO
O MPRN propôs a transação penal, consistente na obrigação de publicar na rede social Facebook mensagem esclarecendo que o pastor Elinaldo Renovato de Lima não possui aptidão técnica para opinar a respeito da eficácia de tratamentos e vacinas relacionadas à COVID-19 e que estas somente são ofertadas à população após a criteriosa aprovação das autoridades sanitárias competentes visando a imunização da população e, assim, minimizar os efeitos graves da doença, bem como o pagamento de prestação pecuniária, no valor de um salário-mínimo, ou a prestação de serviços à comunidade, por 90 (noventa) horas no prazo de 3 (três) meses. Ou seja, agora o pastor tem uma oportunidade de se retratar e aproveitar para que, ao menos na sua bolha, as pessoas não continuem desinformadas, propagando notícias falsas de cunho ideológico negacionista, dificultando a superação das adversidades pandêmicas.
“PEDIR A DEUS PARA LIVRAR DA MALDIÇÃO ESQUERDISTA”
Assista vídeo:
PASTOR ELINALDO RENOVATO DE LIMA, DIZ QUE O CRENTE COMUNISTA, PETISTA E PSOLISTA ESTÃO DESVIADOS:
Ainda acerca do vídeo que viralizou, no qual o pastor Renovato Lima disse que, se ali, “na igreja, estivesse algum crente petista (PT), comunista, de esquerda ou Psolista (Psol), este precisa se reconciliar, pois está desviado e é cúmplice de uma filosofia maligna”.
Além disso, o pastor relatou aos fiéis que grupos de esquerda estariam influenciando o Congresso Nacional com a criação de leis que visam “calar a boca da Igreja”.
“Se não tivermos o cuidado de orar a Deus para livrar o Brasil da maldição esquerdista, as igrejas amanhã poderão ter sérios problemas”, sinalizou o pastor.
Pingback: Sobre a filosofia do Pastor de Parnamirim que mente sobre vacinas e ataca cristãos que não compartilham de seus credos políticos – O Potiguar