O Portal da Transparência da Assembleia Legislativa do RN é uma grande enganação. Aparenta ser transparente, mas não apresenta nenhum documento que comprove os gastos dos deputados estaduais com a verba de gabinete. Os portais da Câmara dos Deputados e do Senado Federal revelam todos os gastos e apresenta os documentos que comprovam os referidos pagamentos.
Dessa forma, o contribuinte tem como saber de verdade a forma como o dinheiro foi empregado. Já na Assembleia do RN, o Portal da Transparência apresenta apenas o item, como Consultoria, Divulgação ou Locação de veículos, o CNPJ da empresa ou do prestador de serviço e o valor pago, sem discriminar do que realmente se trata aquela despesa.
Assim, o cidadão não pode saber se a despesa foi verdadeira ou não; se o preço é compatível com o mercado ou não. É tudo no escuro. O presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira, bem que poderia tornar o portal mais transparente para a população do RN ter o real conhecimento do uso de seus recursos.
FORMATO
Exemplo de como aparece a prestação de contas dos deputados estaduais.