Início » PREFEITURA DE NATAL AMPLIA PARCERIA EM EDUCAÇÃO COM INSTITUTO AYRTON SENNA

PREFEITURA DE NATAL AMPLIA PARCERIA EM EDUCAÇÃO COM INSTITUTO AYRTON SENNA

  • por
Compartilhe esse post

Natal está entre as seis cidades do país selecionadas para receber o Plano Anual de Aceleração da Educação oferecido pelo Instituto Ayrton Senna, com foco na alfabetização, melhoria da aprendizagem, combate ao atraso escolar e gestão educacional. A ampliação da parceria da entidade com a Rede Municipal de Ensino foi oficializada nesta quarta-feira (26), em cerimônia realizada no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure).

Há dez anos, o Município já aplica – em algumas escolas – os programas “Se Liga” e “Acelera”, voltados para a correção de fluxo escolar, ajudando a reduzir a distância entre a série que o aluno cursa e a que deveria cursar. Agora, as ferramentas serão estendidas a toda a Rede, com expectativa de chegar a 35 mil estudantes e 73 escolas até o fim deste ano.

Além disso, será introduzido o programa “Gestão Nota 10”, que é voltado para a capacitação de diretores e coordenadores pedagógicos, possibilitando um acompanhamento mais eficaz do desempenho dos alunos e da organização escolar. Os programas de correção de fluxo, em conjunto com o “Gestão Nota 10”, formam o Plano Anual de Aceleração da Educação.

De acordo com o vice-presidente do Instituto Ayrton Senna, Ewerton Fulini, o “Gestão Nota 10” vai oferecer acompanhamento para cada escola. “A maioria dos diretores escolares não tem uma formação inicial para gestão; eles vêm de carreira, são excelentes profissionais, mas acabam assumindo a escola sem ter passado por um processo formativo mesmo. E aí, o programa consiste não só nessa formação inicial, mas todo um acompanhamento escola a escola, para a gente também fornecer dados e entender onde a gente está indo bem e onde a gente vai melhorar”, disse.

Fulini explicou ainda que Natal foi selecionada devido ao alto índice de distorção idade-série e taxa de alfabetização abaixo da média nacional. “A gente viu que tinha desafios importantes aqui e decidiu trazer”, declarou. As outras cinco cidades que estão participando do Plano Anual de Aceleração da Educação são: Maceió, São Luís, Jaboatão dos Guararapes, Macaé e Nova Iguaçu.

Para o secretário Municipal de Educação, Aldo Fernandes, essa nova fase da parceria consiste em uma “oxigenação” da educação no Município. “São eles [os alunos] que vão ser agraciados por essa parceria, pela qual estamos empunhando esse compromisso da oxigenação da nossa Rede Municipal de Ensino. Os professores recebem sempre a sua formação, e dentro dessa formação continuada, através do instituto, eles vão agora oxigenar, trazendo essa nova expertise, esse novo mecanismo, esse novo experimento”, declarou.

Prefeito espera resultados ainda em 2025: “Estamos conseguindo realizar um sonho”

O prefeito Paulinho Freire (UB) afirmou que essa parceria com o Instituto era um sonho desde quando foi eleito para o Executivo Municipal. “Nós tinhamos o compromisso de zerar a fila das creches, nós zeramos, nós demos o piso dos professores e nós hoje estamos conseguindo realizar um sonho”, disse.

Ele ressaltou, como justificativa, os resultados alcançados pela entidade em outras cidades. “A Fundação tem um trabalho de excelência em todo o Brasil. Cito muito o caso de Sobral. Eles pegaram com o último IDEB [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] do Ceará e transformaram no melhor do Brasil”.

Diante disso, Paulinho afirmou que a expectativa para a ampliação da parceria é elevada e que espera ver resultados ainda neste ano. “A expectativa é a melhor do mundo. Existia uma parceria, mas muito pequena e estava parada. Reativamos isso agora de uma maneira mais ampla e tenho certeza que o nosso corpo de gestores, junto com o Instituto, vão melhorar – e muito – o nosso ensino”, disse. “Esse é o intuito: que eles venham se somar a tudo que nós estamos já realizando na educação para que a gente possa obter os resultados já a partir do final do ano”.

Ainda segundo o gestor, os trabalhos provenientes da parceria já foram iniciados. “Eles já instalaram aqui uma equipe de profissionais para, junto com os nossos gestores, poderem tocar os projetos que eles vão iniciar aqui na educação de Natal”, declarou.

Resultados já alcançados
Em 2022 e 2023, a parceria entre o Instituto Ayrton Senna e a Rede Municipal de Educação de Natal, com o “Se Liga” e o “Acelera”, beneficiou mais de 1.100 estudantes: mais de 85% dos estudantes que participaram do “Se Liga” foram alfabetizados, enquanto 87,3% dos alunos do Acelera Brasil avançaram em sua aprendizagem.

O Instituto Ayrton Senna
O Instituto Ayrton Senna é um centro de inovação voltado a acelerar a qualidade da educação pública no país por meio de pesquisa, implementação de programas educacionais e contribuição com políticas públicas. A entidade realiza parcerias com redes de ensino públicas para promover alfabetização, melhoria da aprendizagem, desenvolvimento das habilidades socioemocionais e gestão educacional por meio de diagnósticos, formação de educadores e gestores, estabelecimento de metas, monitoramento de indicadores e oferecimento de ferramentas e materiais educacionais para serem utilizados em sala de aula.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *