Início » PRESIDENTE DA MACEDÔNIA ACOMPANHA ATÉ ESCOLA ALUNA QUE FOI VÍTIMA DE BULLYNG POR TER SÍNDROME DE DOWN

PRESIDENTE DA MACEDÔNIA ACOMPANHA ATÉ ESCOLA ALUNA QUE FOI VÍTIMA DE BULLYNG POR TER SÍNDROME DE DOWN

  • por
Compartilhe esse post

Presidente da Macedônia do Norte, Stevo Pendarovski, e Embla Ademi chegam à escola com seus pais — Foto: Cortesia/Presidência da Macedônia do Norte
FOTO: PRESIDÊNCIA DA MACEDÔNIA DO NORTE

Um caso de bullyng ganhou repercussão nacional na Macedônia do Norte. Embla Ademi tem apenas 11 anos, tem síndrome de Down e deixou de frequentar as aulas normais por conta do preconceito da turma.

Ao ser informado sobre o caso, o presidente, Stevo Pendarovski, resolveu acompanhar a vítima até a escola.

“O preconceito não deve ser um obstáculo para criar uma sociedade igualitária e justa para todos. Empatia é nossa obrigação moral”, disse Pendarovski em uma rede social.
Na postagem, que acompanhou fotos do líder macedônio acompanhando a garota de volta às aulas, ele disse que o comportamento dos que colocam em risco os direitos das crianças “é inaceitável”.

“Não só essas crianças devem usufruir de todos os seus direitos, como devem sentir-se iguais e bem-vindas nas salas de aula e nos recreios”, afirmou o presidente.

“Essa é a nossa obrigação, enquanto Estado mas também enquanto indivíduos, e a empatia é o elemento-chave desta missão comum”, reforçou o mandatário.

Em um comunicado, o gabinete da Presidência afirmou que Pendarovski também conversou com os pais de Ademi “sobre os desafios que ela e a família enfrentam diariamente”.

A síndrome de Down não é uma doença, mas uma condição inerente à pessoa. Ela é causada pela presença de 3 cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo.

Brasil

No Brasil, o ex-jogador de futebol e hoje senador pelo Rio de Janeiro, Romário, tem uma filha com a síndrome e atua bastante na causa da inclusão e reconhecimento de direitos. Neste domingo, o senador fez uma publicação em seu Instagram ressaltando a importância da conquista dos espaços que “antes eram exclusivos de pessoas “típicas””.

A postagem de Romário refere-se a uma modelo, Sofía Jirau, com síndrome de Down que desfilou na “New York Fashion Week”, um dos mais importantes eventos de moda do mundo. “Sofía mostrou ao mundo que a beleza está presente em todos os corpos, independente do número de cromossomos.”, escreveu ele.

Com informações do G1


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *