Início » PRÉVIA DA CARGA TRIBUTÁRIA SOBE PARA 33,9% DO PIB EM 2021

PRÉVIA DA CARGA TRIBUTÁRIA SOBE PARA 33,9% DO PIB EM 2021

  • por
Compartilhe esse post

Dinheiro, Real Moeda brasileira
Em 2020, o mesmo indicador tinha atingido 31,76%/ Foto: José Cruz/ Agência Brasil

A prévia da carga tributária (peso dos impostos e demais tributos sobre a economia) subiu para 33,9% do Produto Interno Bruto (PIB), em 2021. O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (4), pelo Tesouro Nacional. Em 2020, o mesmo indicador tinha atingido 31,76%, diferença de 2,14 ponto percentual.

Segundo o Tesouro, dois fatores pesaram para a diminuição da carga tributária. O primeiro foi a reversão de várias isenções e reduções de tributos concedidas durante a fase mais aguda da pandemia de covid-19. Somente a restauração das alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre o crédito respondeu por um aumento de 0,27 ponto percentual do PIB.

O segundo fator foi a recuperação da atividade econômica após a contração de 2020. Com a alta na produção e no consumo, mais pessoas pagam impostos. Isso pode ser explicado pelo aumento de 1,28 ponto percentual do PIB na arrecadação de tributos sobre bens e serviços.

Todo mês de março, o Tesouro divulga uma estimativa própria da carga tributária do ano anterior. No entanto, por causa da operação-padrão e das paralisações dos servidores do órgão, a divulgação passou para a primeira semana de abril.

*Com informações da Agência Brasil


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *