O professor da Escola de Música da UFRN, Durval Cesetti, descobriu que Tarsila do Amaral, autora de algumas das mais importantes obras do movimento modernista, como “Abaporu” e “Operários”, foi, também, compositora. A descoberta desse outro dom artístico da pintora foi feita em visita à família da artista. Ele encontrou a partitura da canção “Rondo d’Amour”, composta por Tarcila para voz e piano.
A família de Tarsila confirmou a autenticidade da autoria da obra pela caligrafia da artista. A peça em francês tinha a assinatura da artista e estava guardada pela sobrinha-neta da pintora, Maria Clara do Amaral. No último dia 25 de janeiro de 2022, a canção ganhou som no auditório da Escola de Música da UFRN: com Durval Cesetti ao piano, e as vozes da soprano Elke Riedel e do tenor Kaio Morais.
Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, Tarsilinha do Amaral, a sobrinha-neta da pintora, supõe que “Rondo d’Amour” foi composta entre 1913 e 1920, antes da ida da tia-avó a Paris. Ela voltou ao Brasil em 1922, depois da Semana de Arte Moderna, de que tomou conhecimento através das cartas trocadas com a pintora Anita Malfatti, sua amiga.
Ouça a canção:
Com informações da Agência Saiba Mais