Início » PROFESSORES EM GREVE PARTICIPAMDE AUDIÊNCIA NA CÂMARA DE NATAL

PROFESSORES EM GREVE PARTICIPAMDE AUDIÊNCIA NA CÂMARA DE NATAL

  • por
Compartilhe esse post

Vereador Hermes Câmara afirma que é preciso construir o diálogo – Foto: Reprodução

“Os vereadores de oposição já sabem, têm o conhecimento, a expertise e a sabedoria de que esse projeto é danoso. Agora, os vereadores da base do prefeito precisam conhecer e saber que o texto, do jeito que está, é terrível e acaba com a carreira dos professores”, afirmou um dos coordenadores do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado (Sinte/RN), Erlon Valério, sobre a audiência pública desta terça-feira (9) na Câmara Municipal, que abordará projeto de lei complementar (PLC) nº 19/2023, cria um novo plano de carreira para a categoria.

O sindicalista disse que os vereadores estão conscientes de que a proposta não é completa e que está cheia de falhas. “Já falamos isso ao líder do governo, o vereador Hermes Câmara, e a PL não será lida enquanto não houver uma avaliação, pelo menos, dos vereadores que estão na base do prefeito. E, se for necessário permanecer em paralisação, ou termos outras ações, vamos fazer sim tudo que for possível para a defesa dos trabalhadores em educação”, explicou Erlon.

Líder do governo na Câmara Municipal, o vereador Hermes Câmara (PTB) afirmou que o PLC não vai para pauta da Casa legislativa, pois os parlamentares estão “tentando construir um diálogo com a categoria para entender onde o projeto é danoso aos professores. O nosso objetivo é tentar achar um meio termo, que seja bom para os dois lados, para que ninguém seja prejudicado”.

“Na última sexta-feira, fui procurado pelo Sinte/RN para falar sobre o projeto. O Sindicato ficou se me entregar um documento para que possamos ver, junto com a secretária municipal de Educação, Cristina Diniz, quais são as dificuldades existentes no documento e assim, tentarmos encontrar um consenso. Precisamos ouvir os professores e entender o que eles estão reivindicando”, disse o parlamentar.

ASSEMBLEIA NA QUARTA-FEIRA

A paralisação dos professores se encerra nesta terça-feira e, amanhã, a categoria se reunirá em assembleia para a avaliação da mobilização. “Vamos fazer uma avaliação e saber quais são os passos que esse projeto vai dar de quarta-feira em diante, para a gente poder continuar a fazer o trabalho de mobilização da categoria, até que essa lei traga benefícios da categoria e também para toda a sociedade. Quando os professores são valorizados em sua profissão, valorização profissional e salarial, toda a sociedade ganha”, disse Erlon Valério.

O PLC nº 19/2023 foi encaminhado à Câmara Municipal em regime de urgência no último dia 31 de agosto. Segundo o Sinte/RN, a proposta prevê a criação de uma carreira com jornada de 30 horas na rede municipal de ensino e as extinções das carreiras atualmente vigentes, com jornadas de 20h e abrangidas pelas leis municipais nº 58/2004 e nº 114/2010.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *