Início » PSDB ESCOLHE CANDIDATO À PRESIDÊNCIA EM PRÉVIAS E TERÁ DESAFIO DE REUNIFICAR O PARTIDO

PSDB ESCOLHE CANDIDATO À PRESIDÊNCIA EM PRÉVIAS E TERÁ DESAFIO DE REUNIFICAR O PARTIDO

  • por
Compartilhe esse post

Foto: Estadão

Após cinco meses de campanha e em ambiente de tensão crescente no partido, o PSDB realiza neste domingo (21) sua primeira prévia para escolha do candidato à Presidência. Às vésperas da votação, a troca de farpas entre os governadores Eduardo Leite (RS) e João Doria (SP) ameaça comprometer a coesão na eleição de 2022. O terceiro competidor, Arthur Virgílio, é mero coadjuvante e não tem chances de vitória.

Preocupada com a divisão interna e o súbito crescimento da candidatura do ex-juiz Sergio Moro no vácuo do mesmo campo político, a cúpula tucana espera que a disputa seja concluída no domingo, sem necessidade de segundo turno. Para tanto, organizou um grande evento em Brasília, onde são esperados 700 mandatários. O objetivo é fazer da prévia uma plataforma de visibilidade ao vencedor. Com índices inferiores a 5% na pesquisas eleitorais, Doria e Leite lutam para mostrar competividade e condições de atrair alianças robustas.

Todavia, até agora a competição entre ambos se resume à desconstrução do rival. Na quinta-feira, após onda de ataques nas redes sociais por supostamente ter pedido a Doria o adiamento da vacinação contra covid-19 para que a imunização fosse coordenada pelo governo federal, Leite convocou a imprensa para tentar estancar o desgaste. Enquanto seus aliados atribuíam a Doria a criação do boato, Leite acusou o adversário de usar a vacina como dividendo político.

A escolha

Neste domingo (21), os 44,7 mil filiados cadastrados deverão votar via aplicativo desenvolvido especialmente para a ocasião. Em Brasília, o partido irá reunir cerca de 700 mandatários (governadores, prefeitos, vices, senadores, deputados e ex-presidentes da executiva nacional). Esse grupo poderá votar no local, em urnas eletrônicas cedidas pela Justiça Eleitoral.

Os três pré-candidatos, Arthur Virgílio, Eduardo Leite e João Doria estarão no local, acompanhando o processo eleitoral. A votação terá início às 8h e se encerra às 15h. A expectativa do partido é divulgar o resultado por volta das 17h. Se nenhum candidato alcançar maioria absoluta dos votos, um segundo turno está previsto para 28 de novembro.

Com informações do PSDB e do RBS


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *