
Qualquer pessoa que desejar entrar nas dependências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), têm que apresentar a partir de agora, comprovante de vacinação contra a covid-19. A medida vale para vale para estudantes, docentes, técnico-administrativos (efetivos e aposentados), professores substitutos, temporários, visitantes, colaboradores, voluntários, pensionistas, pesquisadores, bolsistas de agências de fomento, trabalhadores terceirizados, além do público em geral.
Se a pessoa tiver alguma contraindicação médica e não possa ser vacinado, deverá apresentar um atestado médico como comprovante . A UFRN informou que a medida foi tomada para se evitar casos de transmissão da covid-19 por parte de pessoas que não sejam vacinadas, se baseando para esta decisão na Constituição Federal de 1988 relativos à autonomia das universidades públicas e à proteção dos direitos fundamentais à vida e à saúde, além de se basear ainda nas normativas e legislações de enfrentamento à pandemia e solicitações das representações estudantis e sindicais dos servidores técnico-administrativos e docentes da UFRN.
As aulas presenciais da instituição, que estão suspensas desde março de 2020 com o surgimento da pandemia do coronavírus, ainda não tem uma previsão de quando voltarão. Uma decisão a respeito deverá sair apenas no final de janeiro de 2022.
Com informações do G1 RN