Por, Elane Nascimento
O ex-ministro do Desenvolvimento Regional e defensor ferrenho do governo Bolsonaro, Rogério Marinho (PL/RN), parece ter sua devoção retribuída pelo presidente. O pré-candidato ao Senado é o mais citado por Bolsonaro. Só no último mês foram 67 menções nas redes sociais, segundo levantamento da Bites.
Os ex-ministros Tarcísio de Freitas (Republicanos), na disputa pelo governo de São Paulo, e Tereza Cristina (PP-MS), que tentará o Senado, aparecem com 44 e 15 menções, respectivamente.
Peça-chave para Bolsonaro no Nordeste
O Nordeste, um reduto eleitoral de esquerda, é um grande desafio para Bolsonaro. Tanto é que o presidente tem buscado conquistá-lo através de visitas para entrega de obras e, claro, registrar momentos ao lado dos apoiadores.
Em fevereiro, o capitão fez questão de entregar pessoalmente um trecho da transposição do Rio São Francisco na região, visitando os estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. No RN, aliás, Bolsonaro aterrissou duas vezes no estado entre fevereiro e março deste ano. A primeira visita foi ao município Jardim de Piranhas, para o evento da chegada das águas do Velho Chico, e a segunda, ao Trampolim da Vitória, Parnamirim, para inauguração da estação para veículo leve sobre trilhos (VLT) Cajupiranga, que integra a Linha Branca da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), e a conclusão das obras do Trecho I da linha da região.
Ao seu lado, sempre estava Marinho. Quando assumiu o ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) em fevereiro de 2020, Rogério impôs uma condição: tocar um programa de ação para o Nordeste, exigência que ia ao encontro das pretensões de Bolsonaro não só de alavancar a popularidade, mas servir como trunfo para aproximação que já desenhava com o Centrão. E voilà.
Disciplinado e “bom amigo”, Rogério Marinho tem se empenhado em mostrar as boas venturas de Bolsonaro em favor dos nordestinos sempre recapitulando cada obra entregue pelo MDR com recursos do Governo Federal.