
No Rio Grande do Norte existe quatro unidades prisionais destinadas às mulheres, sendo um CDP no município de Parnamirim, o Complexo Penal João Chaves (feminino), em Natal , a Penitenciária Estadual do Seridó e a Penitenciária Agrícola Doutor Mário Negócio, na cidade de Mossoró.
Atualmente, o Estado têm 732 presas, sendo 529 sentenciadas e 203 provisórias. O Governo do RN, por intermédio da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), desenvolve projetos para mulheres privadas de liberdade, como a oficina de costura nas quais as internas produzem máscaras e fardamento para os privados de liberdade. No local também ocorre cursos de corte e costura ministrados por professores do Senai. Também há um projeto de curso para confecção de absorventes pelas internas.
Na Penitenciária Agrícola Doutor Mário Negócio, as internas produzem mudas de caju para os agricultores afetados pela seca. Ainda em Mossoró, a Seap está avançando além das metas, desenvolvendo outros projetos e cultivando a cidadania em parceria com a vara de execuções penais. Além disso, disponibiliza viaturas adaptadas para transporte de privadas de liberdade grávidas, e em Caicó, a Seap está instalando um polo textil.
A Seap firmou convênio de educação em nível superior para mulheres no Complexo Penal Doutor João Chaves. Existem quatro mulheres fazendo curso superior e sessenta internas já fizeram o curso de costureira industrial.