O Secretário Estadual de Planejamento e Finanças, economista Aldemir Freire, usou o seu perfil no Twitter para responder, na tarde desta sexta-feira (13), o presidente da CPI da Covid, deputado Kelps Lima (Solidariedade), sobre quebra de sigilo das contas bancárias da Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP).
Mais cedo o deputado publicou na mesma rede social que o motivo para a quebra do sigilo é para averiguar a existência de contas fantasmas, usando como exemplo o recente caso dos ex-servidores do IDEMA condenados a devolver recursos que foram desviados ao órgão.
Aldemir Freire, então, respondeu da seguinte forma:
“Fui ver hoje o sistema de controle do SIGEF do governo do Estado, cujo acesso o Presidente da CPI da Covid no RN tinha me solicitado no ano passado e a Seplan concedeu em 19/06/2020. Para minha surpresa o deputado Kelps nunca acessou o SIGEF. Nenhuma vez em 420 dias corridos. O deputado passou mais de um ano com acesso total aos dados financeiros do Estado (e da Covid) e não dedicou nem um minuto de seu precioso tempo para analisar. Agora irresponsavelmente insinuou que os profissionais da saúde do RN criaram contas fantasmas para efetuar pagamentos”
O secretário, para finalizar, defendeu mais uma vez os profissionais da saúde que, segundo ele, estão sendo acusados injustamente de roubo pelo presidente da CPI. ““Repito o que disse anteriormente deputado Kelps: profissionais da saúde do RN deveriam ser convocados para Assembleia Legislativa prestar-lhes homenagens e não serem tratados como bandidos”
Confira a publicação feita no Twitter pelo economista: