Mais da metade da população brasileira vê características negativas no presidente; percepção de sua honestidade mudou, para pior, de junho para julho
De acordo com a nova pesquisa do Datafolha — semelhante à da XP, que mostrou recorde de rejeição ao governo de Jair Bolsonaro— a maioria dos brasileiros não tem a melhor das impressões do seu presidente. A maior parte dos entrevistados considera que Bolsonaro é desonesto, falso, incompetente, despreparado, indeciso, autoritário, favorece os ricos e mostra pouca inteligência — em português claro, é burro.
No levantamento, 66% disseram que o presidente respeita mais os ricos, 57% o veem como indeciso, 55% o acham falso e 66% o consideram autoritário. Na mesma linha, 62% o chamam de despreparado, 58% de incompetente e 52% de desonesto, caso em que a percepção mudou: no mês passado, 48% o achavam honesto e 40%, desonesto.
E 57% declararam ao instituto de pesquisas que Bolsonaro é pouco inteligente —mais da metade da população, em todos os casos. O Datafolha ouviu 2.074 pessoas com mais de 16 anos em todo o Brasil, de forma presencial. Sua margem de erro é de dois pontos, para mais ou menos.