O senador Jean Paul, pelo PT do Rio Grande do Norte, após divulgação de vídeos obtidos pelo site Metrópoles, que mostram uma reunião do presidente Jair Bolsonaro com o “Ministério da Saúde Paralelo”, realizada no dia 8 de setembro no Palácio do Planalto, declarou:
“Gravíssimo! Vídeo mostra atuação de um gabinete paralelo que (des)orientava as decisões do governo federal em relação ao tratamento precoce e às tratativas da vacinação“.
Nas imagens, médicos aconselham Bolsonaro a defender o uso de cloroquina e fazem ressalvas à aplicação de imunizantes. O deputado federal Osmar Terra, sentado ao lado do presidente, aparece como uma espécie de coordenador do grupo, que conta com a participação de Nise Yamaguchi e do virologista Paolo Zanotto. Todos eles aparecem sem máscara, evidentemente.
Nise afirma a Osmar Terra: “Uma honra trabalhar com o senhor neste período.”
No vídeo, o presidente faz questão de que Paolo Zanotto saia da plateia e se sente ao seu lado. Para cumprimentá-lo, Bolsonaro bateu até continência. O médico então aconselha o presidente a tomar “extremo cuidado” com as vacinas contra a Covid.
“Com todo respeito, eu acho que a gente tem que ter vacina, ou talvez não. A gente não tem condição, nesse momento, de dizer que a gente tem qualquer vacina que poderia estar realisticamente no que eles chamam de fase 3.”
As imagens também confirmam a atuação de Arthur Weintraub na coordenação do grupo. Zanotto diz que encaminhou a Weintraub a sugestão do que ele chama de “shadow board”, um grupo de supostos especialistas em vacinas para aconselhar o governo sobre o tema.
Assista: