
A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) emitiu, nesta segunda-feira (6), orientações à população sobre como evitar contaminação e como proceder em caso de contato com produtos químicos derramados após o tombamento de uma carreta em Parnamirim, no último sábado (4).
O órgão destacou a recomendação feita no domingo pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) para que os frequentadores das proximidades do rio Pium e das barracas de Pirangi do Sul evitem o banho nesses locais, por precaução.
De acordo com a Sesap, também não se deve entrar em contato direto com a substância e é preciso evitar o contato com a água e solo nas regiões atingidas, até que laudos das análises ambientais comprovem que não há contaminação devido ao material químico proveniente do acidente.
Além disso, a secretaria aconselha seguir orientações dos órgãos de meio ambiente sobre atividades recreacionais, como banho e de pesca nas regiões afetadas.
Em caso de exposição ao produto, mesmo que não haja sintomas, a orientação é para buscar atendimento médico na unidade de saúde mais próxima e entrar em contato com o Centro de Assistência Toxicológica do RN (Ceatox), por meio dos telefones: 0800 281 7005; (84) 98125-1247e 98803 4140 (WhatsApp).