O senador pelo Rio Grande do Norte Jean Paul Prates (PT) se manifestou após o pronunciamento do presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, nesta quarta-feira (8), sobre declarações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) proferidas durante ato de 7 de setembro. O parlamentar afirmou, via Twitter, que o ministro foi “claro” em suas palavras e que “o STF é a única barreira que impede Bolsonaro de aprofundar ataques ao regime democrático”.
“Nosso presidente do STF foi claro! É crime de responsabilidade promover ameaças às autoridades da Corte e o desprezo por decisões judiciais”, afirmou o petista. “Os crimes do presidente devem ser imediatamente respondidos e a única resposta cabível é afastá-lo da vida política: seja pelo impeachment, seja por inelegibilidade pelos crimes cometido”, finalizou.
O pronunciamento de Fux foi lido nesta tarde, no plenário do Supremo. O ministro afirmou que “ninguém fechará” o STF e que o incentivo ao descumprimento de decisões judiciais configuram práticas “antidemocráticas, ilícitas e intoleráveis”.