
Sites do governo ucraniano e de instituições privadas, como bancos, estão fora do ar após uma onda de ataques cibernéticos nesta quarta-feira (23).
Oficialmente, a Ucrânia não apontou nenhum culpado pelo “apagão digital”. Os ataques ocorrem após o aumento da tensão com a Rússia, que ameaça invadir o país.
O governo ucraniano garante que os ataques estão sendo investigados e que as agências de proteção cibernética estão “revidando”.
“O Serviço Estatal de Comunicações Especiais e Proteção de Informações da Ucrânia e outros assuntos do sistema nacional de segurança cibernética estão trabalhando para combater os ataques, coletando e analisando informações”, informou a Ucrânia.
Os sites do Parlamento ucraniano, do Gabinete de Ministros, do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério da Defesa, do Ministério de Assuntos Internos e do Serviço de Segurança da Ucrânia foram atingidos.
Na semana passada, o Ministério da Defesa da Ucrânia e dois bancos locais foram alvos de um ataque cibernético. Neste episódio, o governo americano acusou formalmente a Rússia.
Com informações do Metrópoles